A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Caxias realizou uma reunião com a equipe da unidade para estabelecer estratégias e passar orientações sobre a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica de 2021. A campanha que tem início no dia 9 de agosto, visa a cobertura vacinal de todo o município, zona urbana e rural, destinada apenas para cães e gatos, uma vez que a imunização não possui efeito em animais silvestres.

A campanha contra a raiva em Caxias será realizada com visita das equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) nos domicílios das famílias caxienses. Fêmeas prenhas e paridas, só poderão ser vacinadas 30 dias após o parto na sede da UVZ, animais doentes ou arredios, é orientado que o proprietário leve o animal a UVZ quando estiver saudável e calmo.

A raiva é uma doença mortal e que pode ser transmitida para o homem através da saliva do animal infectado, por meio de mordidas, arranhões e mordeduras. A vacinação contra a doença é a melhor forma de prevenção e proteção.

O coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Natanael Reis, falou sobre a Campanha Antirrábica de 2021. “Dessa vez nós vamos estar com contingenciamento da nossa Unidade de Vigilância de Zoonoses, que vai fazer essas atividades. Iniciando no mês de agosto, serão em torno de 20 e 30 dias, e vamos terminar no início de setembro. Nessa campanha a modalidade é parecida com as anteriores, vamos fazer o arrastão com nosso pessoal, e nesse momento o que a gente quer é chamar a atenção das pessoas e que disponibilizem seus animais para que sejam vacinados dentro desse processo de arrastão”, disse.

Natanael dos Reis também falou sobre a meta de vacinação no município. “A nossa meta é de 52 mil animais, e esperamos que ela seja alcançada. O que nós vamos precisar é que o cidadão, a dona de casa, portadores de animais domésticos como cães e gatos, disponibilizem esses animais para serem vacinados. A vacina antirrábica é para que seu animal seja protegido do vírus da raiva, evitando que esse vírus não seja transmitido para você, para seus familiares e vizinhos”, frisou.