Foi aberta nessa quinta-feira (5), no auditório da Prefeitura de Caxias (MA) e segue até o dia 12 de agosto, a Semana Municipal da Juventude. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, que visa evidenciar o jovem como protagonista na construção de políticas públicas. O evento contou com diversas representações juvenis.

“Nesta semana tem três dadas importantes, Dia do Estatuto, Dia do Estudante e Dia Internacional da Juventude. É muito importante esta semana, pois traz na nossa memória o que foram essas conquistas para o jovem. Esse evento dá a oportunidade de conhecermos mais sobre o jovem, eu fico muito feliz que uma Jornada da Juventude aconteça em Caxias (MA)”, frisa Luís Gustavo, mobilizador jovem do Selo Unicef.

“É de extrema importância que o jovem se interesse para participar do evento, e das discussões sobre as políticas para os jovens. Todos os jovens formam essa importância, para que todos possam seguir juntos”, lembra Domingos Júnior, presidente do Coletivo Crespos Cacheados.

“Eu sempre digo que a juventude é o agora, somos atores de mudanças e responsáveis pela boa transformação. Eu comecei a ter contato com o Jovem quando cursei direito, pois minha pesquisa foi sobre juventude , na minha graduação em filosofia minha pesquisa também foi juventude e no meu mestrado estou pesquisando sobre Juventude”, lembra Jeisson Fernando, advogado e pesquisador.

A abertura também contou com uma plenária, onde os jovens de expressão regional também puderam falar sobre as suas trajetórias e destacar a importância do que fazem. A exemplo de Raimundo Quilombo, de Vargem Grande que é criador da Quilombo Rampa, uma TV e Rádio Web, primeira TV Quilombola do Maranhão.

“A frente da comunicação popular estamos felizes em participar de eventos como esse, fazendo com que a população seja mais ativa, e se interesse pelas pautas. Nós queremos agradecer pelo convite, e estamos aqui para contribuir”, disse Raimundo Quilombo, comunicador popular (Quilombo Rampa).

A Jornada é um espaço de reunião formativo, recreativo, e construção de políticas. No dia 7 de agosto, no Mirante da Balaiada, vai acontecer o Fórum Municipal da Juventude com entidades juvenis, momento em que vai acontecer a eleição para o Conselho Municipal da Juventude.

“Temos que proteger o jovem, porque ele é o nosso prefeito de amanhã, o vereador e o professor. Então, esses momentos de formação têm que acontecer hoje. Os conselheiros são fiscalizadores da política de juventude. Portanto, participar do Fórum é importante”, disse Camila de Sousa, Conselheira Tutelar.

“É importante a gente dá visibilidade aos jovens. Para a sociedade de Caxias é importante mostrar a potencialidade dos jovens. Hoje, iniciamos a Jornada onde estamos discutindo a participação social. No dia 7 acontece a realização do nosso Fórum para a eleição do Conselho Municipal da Juventude”, destaca Kátia Braga, coordenadora Municipal de Juventude.

Para o secretário de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Léo Barata, e para o vice-prefeito, Paulo Marinho Jr, a juventude deve ser escutada e considerada dentro das políticas municipais.

“Essa Jornada vem para que possamos ouvir os jovens, e construir políticas públicas que possam cada vez mais ajudar a juventude. Essa Jornada vai culminar com o dia da realização do Fórum, que vai eleger o Conselho Municipal da Juventude. Isso engrandece a pasta da Juventude”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“É fundamental a participação do jovem na construção da sociedade. Eu tive a honra de ser secretário estadual da Juventude, e de participar da implantação do Estatuto da Juventude. O jovem precisa está presente, ter essa força interior, aliando a experiência de quem já fez com a vontade de fazer que ele tem”, disse Paulo Marinho Jr, vice-prefeito de Caxias (MA).