O Mirante da Balaiada foi o local escolhido para a realização do ato alusivo ao Agosto Lilás nessa sexta-feira (7). Idealizado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, o momento contou com a participação de diversos segmentos: OAB, Conselho de Direitos da Mulher, Guarda Municipal, Câmara Municipal de Caxias, além dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, a exemplo do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM).

“O CRAM tem um acompanhamento multiprofissional. Lembrando que a mulher passa por um atendimento por ir várias vezes. Lá nós oferecemos vários serviços: divórcio, pensão alimentícia e guarda de filho, tudo o que a gente puder fazer, nós fazemos, e o que não pudermos fazer, nós encaminhamos para a  Rede de atendimento à Mulher. Para nós a Patrulha Maria da Penha ajuda muito no trabalho de proteção”, afirma Alynne Danielle, coordenadora do CRAM.

“A Lei Maria da Penha completa 15 anos. A Patrulha Maria da Penha em Caxias é mais um aparato pra nós mulheres caxienses. Nós estamos atuando em prol das mulheres. Este mês de agosto nós vamos fazer uma solenidade de posse da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal. Aproveito para convidar as mulheres, porque a união faz a força”, destaca, Cinthya Lucena, vereadora.

“Essa é uma oportunidade de dizer para a sociedade, o quanto é importante a nossa mobilização, e que a Campanha Agosto Lilás está riquíssima, onde o objetivo maior é a Lei Maria da Penha. Sabemos o quanto é necessário lutar e resistir contra todas as  formas de violência contra a mulher”, disse Jesus Andrade, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O objetivo é expressar que todas são contra a violência, e que muitas mulheres ainda sofrem dos seus companheiros, assim sendo importante  lutarem para que os relacionamentos sejam harmônicos.

“Estamos aqui hoje apoiando este ato simbólico, dizendo que estamos atentas e vigilantes todos os dias. Estamos chamando atenção para a convivência harmoniosa nos lares”, disse Francisca Meire, conselheira da Seccional da OAB no Maranhão.

“É importante para o conhecimento das mulheres. Em Caxias as mulheres estão tendo o apoio e acolhimento. Esse conhecimento faz com que as mulheres participem e denunciem. Temos o Disk Denúncia, a Lei Maria da Penha, a Ronda Maria da Penha e a Guarda Municipal nesse apoio”, frisa Alanessa Vieira, guarda municipal.

Na ocasião, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Márcia Marinho, destacou que estar trabalhando para que a Lei nº 14.164 de 10  de junho 2021, ajude a incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e instituir a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher no mês de março de cada ano.

“Para que a gente tenha um futuro mais tranquilo e com os direitos que assiste às mulheres, foi sancionada a Lei nº 14.146 de junho de 2021, onde muda a LDB, instituindo nos currículos temas referentes ao combate à violência contra a mulher. Teremos uma semana no mês de março, todas as escolas terão uma semana para discutir esses assuntos dentro da escola”, frisa Márcia Marinho, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.