Na noite desse sábado (7), foi realizado dentro da Jornada Municipal da Juventude de Caxias (MA), o Fórum Municipal da Juventude.  O propósito do Fórum Municipal da Juventude foi eleger as entidades representantes do Conselho Municipal da Juventude para o biênio 2021/2023.

“Nós nunca havíamos tido a composição do Conselho Municipal de Juventude. É importante frisarmos que o Conselho é um espaço de diálogo. Vamos ter 12 representantes do poder público e 12 representantes da sociedade civil. São 12 por conta dos suplentes. A entidade que for para dentro do Conselho não irá representar somente a entidade, irá representar toda a juventude”, destacou Kátia Braga, coordenadora Municipal da Juventude.

O Conselho Municipal da Juventude é o espaço de participação e interlocução da juventude com o poder público no planejamento e acompanhamento da execução das Políticas Públicas de Juventude (PPJ). O Conselho conta com 12 integrantes, sendo 6 (seis) da sociedade civil com 6 (seis) suplentes, além de 6 (seis) integrantes do poder executivo com 6 (seis) suplentes.

Puderam se inscrever para participar do Fórum, conforme o Edital nº 04/2021 de 22 de julho de 2021, representantes da sociedade civil das entidades juvenis: Entidades de apoio às políticas de juventude, fóruns, redes e coletivos juvenis, movimentos, associações e organizações de juventude. A Comissão Organizadora do Fórum Municipal da Juventude conduziu os trabalhos que resultou na aclamação das novas entidades representativas do Conselho Municipal da Juventude.

“Queremos agradecer a participação de todos que participaram desse momento, pois vai ser o pontapé inicial para que algumas coisas possam acontecer para o público jovem. Sabemos que essas políticas têm que acontecer, e que não basta só nós dentro das entidades falar sobre elas e não chegar a quem realmente deve aprovar para que a gente tenha um retorno”, disse Domingos Junior, integrante da Comissão Organizadora do Fórum.

“É muito importante fazer parte dessa construção, a Pastoral da Juventude trouxe essa garra de ir atrás dos nossos direitos. Nós não queremos que as pessoas decidam pela gente, queremos ser convidados para decidirmos juntos”, disse Paloma Oliveira, integrante da Comissão Organizadora do Fórum da Juventude.

“Eu estou muito grato. Nós estamos à disposição do público jovem, para que possamos nos abraçar e construir uma juventude mais firme”, destacou Pedro Sobral, integrante da Comissão Organizadora do Fórum da Juventude.

Durante o período de inscrição, apenas seis entidades juvenis se inscreveram para participar do Fórum, sendo que, em vez de ser realizada uma eleição, os representantes das 6 (seis) entidades foram aclamados pela assembleia presente, como os novos representes da Juventude dentro do Conselho Municipal da Juventude. O Conselho eleito é composto pelas seguintes entidades: Pastoral da Juventude, União da Juventude Socialista, Instituto Sebastião Oliveira, Crespos Cacheados, Movimento Jovens de Umbanda e  Grupo WX. Pela primeira vez em sua história, Caxias (MA) tem um Conselho Municipal da Juventude.

A Jornada Municipal da Juventude é promovida pela Coordenação Municipal da Juventude, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, já o Fórum é uma das ações que vai acontecer dentro da Jornada, e que está sendo organizada por uma comissão específica.

A Jornada Municipal da Juventude começou no dia 5 de agosto e segue até o dia 12 de agosto de 2021. Dentre as atividades a serem realizadas ainda estão:

DIA 8 DE AGOSTO (DOMINGO) – AÇÃO

16h – Torneio 3×3 de Basquete

Realização: Caldeirões Basquete e Coordenação Municipal de Juventude

Local: Colégio Militar – Cohab

_____________

16h – Torneio de Vôlei 4×4

Realização: Coordenação Municipal de Juventude GINÁSIO

Local: Ginásio Edmilson Araruna – Caldeirões

DIA 9 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) – AÇÃO

7h30 – Passeio turístico: Os Jovens e o Despertar para nossa História. Realização: Projeto Caxias Turística

Concentração: Mirante da Balaiada

_____________

9h – Programa Estadual – Solenidade de posse dos Agentes Jovens Ambientais.

Realização: Secretária Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria de Educação, SEMA, SEEJUV).

Local: Auditório da Prefeitura de Caxias (MA).

ESPORTE

Mostra de modalidades: Recreação e Jogos.

8h – Taekwondo e Tênis de Mesa

____________

14h – Dama, Dominó e Xadrez

Realização: Secretaria adjunta de Esportes

Local: Ginásio Mundico Santos

____________

18h – Movimento Ânimo (apresentações artísticas sobre igualdade e valorização à vida)

Realização: Os Revolucionários da Igreja Batista da Paz

Local: Praça da Bíblia.

____________

18h – TEMA: A juventude e a perspectiva de uma nova sociedade. Realização: Secretaria Estadual de Juventude

Local: YOUTUBE – Juventude Maranhão – SEEJUV