A Jornada Municipal de Juventude, que teve início no dia 5 de agosto em Caxias (MA), além de ser um momento de aproximação entre os diferentes segmentos das Juventudes do município, por meio do diálogo com as diferentes entidades juvenis, também proporciona momentos formativos de preocupação com o meio ambiente. Uma das visitas guiadas e cheia de conhecimentos foi na Área de Proteção Ambiental do Inhamum, que é um local que conserva uma biodiversidade grandiosa da cidade de Caxias.

“A Coordenação de Juventude juntamente com o INASA, visam mostrar para os jovens a importância da agricultura orgânica, mostrando os benefícios que esse trabalho sustentável pode trazer para a qualidade de vida”,  destaca Fernando da Silva, integrante da Jornada Municipal da Juventude.

Outro momento cheio de trocas de conhecimentos ocorreu na sede do Instituto de Ações Sócio Ambientais (INASA), na manhã desse sábado (7). Os participantes conheceram um pouco sobre o trabalho do INASA na oficina: Transição Agroecológica e, por meio da oficina, confecção de adereço folclórico regional. No local, a compostagem, a construção de canteiros de horas, dentre outros trabalhos foram apresentados.

“É um incentivo muito grande essa oportunidade para os jovens, estou achando muito bom participar da Jornada, quando surgir mais oportunidade, irei participar novamente”, frisa Jorge Willian, estudante.

“Está me trazendo muitos conhecimentos, como o de cuidar bem de uma horta. Eu já conhecia o INASA, mas não tinha visitado. Eu me inscrevi em três momentos da Jornada, está sendo um privilégio participar”, disse Ana Letícia, estudante.

Para os colaboradores do INASA, promover a educação ambiental é algo importantíssimo. “Nós procuramos incentivar as pessoas a não perderem essa cultura. Estamos ajudando as crianças a entenderem e conhecerem o Meio Ambiente. Sabemos que a horta orgânica é mais saudável. Toda a nossa produção é 100% orgânica, e isso traz mais qualidade de vida”, frisa Luís Neves, fundador do INASA.

“Nós estamos apresentando a Casa Ambiental Rural, que consiste nos segmentos resíduos sólidos e a transição à Agroecologia. Temos os canteiros, o adubo, a sementeira e a compostagem. A compostagem reduz as queimadas. Aqui nos canteiros nós já ultrapassamos o consumo. Temos uma estufa, onde possuímos o projeto Alternativas Sustentáveis, trabalhamos com 10 agricultores, o que já lhes rendeu renda”, destaca Francisca Ramos, colaboradora do INASA.