O encontro foi realizado em frente ao Memorial da Balaiada nessa sexta-feira (6), reunindo jovens de diversos segmentos religiosos. A Coordenação Municipal daJuventude que faz parte da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, em articulação com jovens de terreiros e a UNEGRO fizeram a articulação para a realização do evento.

“Esse evento tem o intuito de mostrar o que é a verdadeira Umbanda, pois não é o que muitas pessoas pensam. Nós sempre glorificamos a Deus. Chega de nos reunirmos dentro dos quintais, chegou a nossa vez e a nossa voz de provar a nossa fé, e a nossa religião”, frisa Luís Felipe, integrante da Tenda Pai Xangô.

O momento resultou em uma roda de conversa sobre a importância da ampliação da participação das religiões de matriz africana em espaços públicos, visando inclusive a quebra de paradigmas e rótulos criados sobre a Umbanda dentre outras formas de manifestação da cultura afro-brasileira.

“A Coordenação Municipal da Juventude está organizando junto com vários grupos juvenis que trabalha todos os eixos. Dentre os eixos trabalhamos a igualdade e a diversidade. Estamos trazendo a juventude de terreiros para também está se reunindo fora dos terreiros, mostrando para a população que a Umbanda é uma religião como qualquer outra, desta forma quebrando os paradigmas”, frisa André Ribeiro, integrante da UNEGRO.

Para a Coordenação Municipal da Juventude, os jovens estão em diferentes espaços, e cabe ao poder público incluir todos os jovens dentro das políticas públicas desenvolvidas pela gestão municipal.

“Esse momento é importante para a juventude de terreiros. A coordenação tem esse propósito de dialogar com todos os movimentos, criando esses espaços onde eles possam estar falando e ocupando”, destacou Kátia Braga, Coordenadora Municipal da Juventude.