A Prefeitura de Caxias em parceria com o Governo do Estado, procedeu a assinatura dos termos de admissão de jovens ao programa Agente Jovem Ambiental que foram selecionados por meio de edital da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Maranhão. A solenidade ocorreu de forma virtual e presencial no auditório da prefeitura. Por meio de um telão, os jovens acompanharam a assinatura dos primeiros ternos na capital do Estado, São Luís, em solenidade com a presença do Governador Flavio Dino.

O município de Caxias (MA) foi beneficiado com 40 jovens selecionados pelo programa Agente Jovem Ambiental que vai conceder um auxílio no valor de R$ 250 por um período de um ano aos jovens caxienses.

A solenidade contou com as presenças de Juarez Júnior, da Assessoria Municipal de Educação Ambiental, representando a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil; Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca; Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico; e Kátia Braga, da Coordenação Municipal de Juventude de Caxias (MA), órgãos que serão responsáveis por alocar os jovens contemplados com o programa no município.

”Esse é um trabalho em conjunto. Temos parceria da Secretaria de Agricultura, Educação, Cultura. A jornada só está sendo iniciada. O intuito dessa qualificação é tornar a cidade melhor. Tanto no âmbito urbano, quanto rural. Esse pode ser o primeiro de outros passos futuros”, frisa Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

”Nós tivemos 188 jovens inscritos na primeira lista preliminar, ficaram 30 e agora ganhamos mais 10 jovens. Alguns municípios não contemplaram o numero de vagas e nós fomos comtemplados com mais jovens. Caso haja alguma desistência temos alguns na fila de espera. Cada órgão aqui presente vai ficar com uma quantidade de jovens”, frisa Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude.

“Tem muitas ações que podemos desenvolver, como: reciclagem, revitalização de nascentes, dentre outras. Os jovens com certeza serão protagonistas nessas ações. Quero parabenizar a todos” Juarez Júnior, da Assessoria Municipal de Educação Ambiental, representando a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT)

”É uma satisfação está recebendo todos os jovens. Nossa área, busca a produção aliada ao respeito ao meio ambiente. Eu desejo a todos os jovens que aprendam o máximo e repassem para os demais esse aprendizado. A preservação do meio ambiente deve ser colocada em prática ou em um futuro não muito distante, estaremos sendo penalizados” lembra Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.

“Quero cumprimentar a todos e vamos de cabeça erguida fazer com que nossa juventude seja protagonista. Parabéns a todos os envolvidos nesse processo”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Em todo o Estado, foram selecionados 2 mil jovens de 16 a 21 anos para o programa Agente Jovem Ambiental. Para os selecionados o momento é de grande relevância, não só porque se abre mais uma porta para o mercado de trabalho, mas também porque socorre o meio ambiente tão agredido pela humanidade.

“É muito importante porque vai agregar muitos conhecimentos. Eu estou no curso técnico em Agropecuária e vai me ajudar muito”, lembra Ana Carolina, agente jovem ambiental.

“Participar deste programa, vai me ajudar nos projetos que envolvem o meio ambiente. É uma forma de contribuir com a preservação”, disse Álisson Marcos, agente jovem ambiental.

“É algo que vamos estar conhecendo a fundo e vamos ajudar mais pessoas a contribuírem com a preservação do meio ambiente. Minha família mora no interior e o que eu posso ver é o desmatamento. Muitos hectares foram derrubados, esse desmatamento embora seja bom para a economia, para nós não é”, disse Eliana da Silva, agente jovem ambiental.

“Para mim é algo muito significante. É uma oportunidade de contribuir. O governador disse que nós somos agentes para a sociedade, e não para o Governo do Estado”, disse Olga Batista, agente jovem ambiental.

“Nós estamos com crise energética, há risco de desabastecimento de água. Está acontecendo neste momento um debate mundial sobre meio ambiente. Nós temos uma crise sócio econômica em nosso país. Temos o dever constitucional de cuidar do meio ambiente, isso serve para a nossa e para as futuras gerações. Esse programa é pioneiro em nosso Estado. Estamos investindo mais de R$ 6 milhões de reais nesse programa”, destaca Flávio Dino, Governador do Maranhão.

Palavras chaves: ,