Termina nesta terça-feira (10), a inscrição para os interessados em participar do Prouni Municipal neste segundo semestre de 2021, que está oferecendo 15 vagas em 9 cursos da instituição Unifacema.

A Prefeitura Municipal de Caxias (MA) assinou o primeiro contrato do Prouni Municipal no último dia 1º de agosto de 2021, visando oferecer bolsas de estudo 100% gratuitas, para estudantes de baixa renda e oriundos da escola pública, que não tenham condições de pagar um curso superior, com a condição de ter apenas o compromisso de não ficar reprovado.

“A Prefeitura Municipal de Caxias irá bancar 100% do curso que o aluno quiser cursar no município de Caxias. Não é financiamento, será uma bolsa gratuita pelo município. A contrapartida do aluno é só estudar e não ficar reprovado. Entendemos que não tem bolsa pra todo mundo por isso escolhemos alunos que estudaram em escola pública do Estado e do município. Esse é um projeto que todo gestor do Brasil deveria entender a importância”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Ao passar no vestibular da instituição contratada pela prefeitura, o estudante se cadastra junto ao município, que terá o perfil analisado antes de ser contemplado por uma comissão que ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

DAS INSCRIÇÕES:

O candidato, antes de fazer sua inscrição, deverá ler atentamente o edital que está no site da Prefeitura de Caxias, neste endereço: https://caxias.ma.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/EDITAL_PROUNI_FINALIZADO.pdf. O site da Prefeitura é o seguinte: https://caxias.ma.gov.br/.

A inscrição para o PROUNI Municipal Caxias/MA está condicionada à inscrição e aprovação no vestibular da IES UniFacema e/ou nota do ENEM, bem como os requisitos estabelecidos neste Edital.

A inscrição do processo seletivo da IES UniFacema – Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão, será realizado pelo site http://inscricao.unifacema.edu.br/, conforme Edital nº 003/2021. No ato da inscrição no Programa PROUNI Municipal o candidato deverá anexar o comprovante de aprovação no processo seletivo da IES UniFacema.

Realizada a inscrição, o candidato deverá se manter atento às atualizações divulgadas no site da Prefeitura Municipal de Caxias/MA. As inscrições para este Programa, bem como o vestibular agendado na IES serão efetuadas no período de 04 a 10 de agosto de 2021, conforme indicação a seguir:

a) acessar o endereço eletrônico https://caxias.ma.gov.br/.

b) acessar e ler o Edital nº 01/2021 do Programa PROUNI Municipal https://caxias.ma.gov.br/.

c) selecionar no link o item Programa PROUNI Municipal. (LINK: inscrições encerradas em 10/08/2021)

d) optar por um dos sistemas de vagas: livre concorrência ou especial de reservas de vagas.

e) preencher todos os campos e anexar documentos solicitados.

f) conferir, confirmar e imprimir o comprovante de inscrição, em conformidade com este Edital;

Os resultados do processo seletivo do Programa PROUNI Municipal serão divulgados pelos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Caxias/MA.

Neste segundo semestre de 2021, o programa começa oferecendo 15 bolsas de estudos em nove cursos, sendo:1 bolsa para o curso de Administração, 1 bolsa para o curso de Arquitetura e Urbanismo, 1 bolsa para o curso de Direito, 3 bolsas para o curso de Enfermagem, 1 bolsa para o curso de Engenharia Civil, 1 bolsa para o curso de Fisioterapia, 3 bolsas para o curso de Nutrição, 1 bolsa para o curso de Odontologia e 3 bolsas para o curso de Psicologia, informa o Reitor do Centro Universitário UniFacema, que firmou contrato com a Prefeitura de Caxias (MA). O Prouni Municipal está em conformidade com as leis municipais nº 2469/2019 e nº 2472/2019.

A seleção dos alunos nesta primeira etapa acontece de 4 a 10 de agosto. O resultado será divulgado no dia 11 de agosto e as matrículas serão feitas até o dia 16 de agosto. O início das aulas está previsto para o dia 17 de agosto de 2021.

Palavras chaves: ,