A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) segue com a Campanha Caxias Contra o Calazar, que realiza ações para o combate à Leishmaniose Visceral no município.

Durante a campanha, que está integrada a Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose, os profissionais da unidade realizarão testes sorológicos em animais para diagnóstico da Leishmaniose Visceral em domicílio, e na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), além de orientar a comunidade sobre medidas de prevenções que a população pode realizar para minimizar a proliferação da doença.

A Leishmaniose Visceral, popularmente conhecida como Calazar, é uma doença crônica e sistêmica, causada por protozoários do gênero Leishmania, que pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos se não for tratada. Na zona urbana, o cão doméstico é a principal fonte de infecção.

Daniel Augusto, supervisor de campo do Programa de Combate a Leishmaniose da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), falou sobre as ações que serão desenvolvidas durante a campanha. “O funcionamento é simples e importante. Um dos passos importantes é primeiro a população aceitar o agente adentrar sua casa. O agente vai perguntar se existe um animal dentro da casa, e vai solicitar para fazer um teste sorológico, que é um exame de sangue para saber se o cachorro está positivo para leishmaniose, o calazar”, disse.

O Maranhão está entre os estados que lideram o ranking em relação ao registro de doenças, estando em primeiro lugar no ano de 2019, com 447 casos, já em 2020, registrou 344 casos confirmados. Neste ano, entre os meses de janeiro a julho, esse número chegou a 111. No município de Caxias, no período de 2016 a 2019, foram confirmados 68 casos da doença em humanos e 10 óbitos, com taxa de letalidade de 14,7%.

O coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Natanael dos Reis, destacou a importância da Campanha contra a Lesihmaniose no município. “Nós já tínhamos uma grande preocupação em relação ao projeto do Ministério da Saúde disponibilizado no Estado do Maranhão, pois sabemos que nem todo município pode ter esse grandioso projeto, então nós insistimos na nossa proposta. Me sinto muito feliz de ter uma equipe qualificada e competente que fez com que nosso projeto hoje se transformasse em uma referência em todo o Estado”, frisou.