Os artesãos de Caxias (MA), intermediados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, junto ao Governo do Estado, por meio do SEPRAMA, estão buscando fazer suas inscrições em mais um Edital Estadual, que terão as inscrições abertas nesta quinta-feira (12), em reunião no auditório do Memorial da Balaiada

“Nós temos técnicos do SEPRAMA para destrinchar o edital para os nossos artesãos, além de uma Associação do Artesanato que já está atuante, a secretaria está colocando a disposição dos artesãos uma equipe para ajudar no cadastro para o edital, e isso serve para estreitar os laços”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O Edital Conexão Artesanato é um dos 11 editais lançados pelo Governo do Estado de apoio cultural e artístico na 2ª da fase da Lei Aldir Blanc no Maranhão. Os editais vão apoiar artistas e manifestações culturais afetadas pela Pandemia da Covid-19 no estado. As Inscrições começam a partir de 12 de agosto e a premiação varia de R$ 3,5 mil a R$ 80 mil, dependendo da categoria.

Os editais foram lançados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) na última segunda-feira (26), com investimento de R$ 27 milhões em projetos culturais que foram afetados devido a Pandemia da Covid-19. Os editais podem ser acessados pelo site da Secma (https://cultura.ma.gov.br/). E, estão identificados como: Conexão Música; Conexão Culturas Populares e Tradicionais; Conexão Teatro e Circo; Conexão Dança; Conexão Artes Plásticas; Conexão Literatura; Conexão Fotografia; Conexão Projetos; Conexão Games; Conexão Audiovisual; e Conexão Artesanato.

“Estamos falando sobre o Edital do Artesanato, que oferece a premiação de R$ 3 mil reais para mil artesãos e nós estamos aqui fazendo uma oficina. As inscrições começam dia 12 e segue até dia 26 de agosto. O artesão terá que gravar um vídeo de 25 a 35 minutos explicando como ele produz o trabalho dele. O governo está buscando ajudar as pessoas neste tempo de Pandemia”, frisa Carlos Martins, superintendente de Artesanato do SEPRAMA

O que é voltado para o artesanato vai disponibilizar mil vagas. Os inscritos vão produzir um vídeo ensinando a sua própria arte e devem seguir todos os passos contidos no edital.

“É um momento muito importante para os artesãos porque eles podem tirar suas dúvidas, sobre o que pode e o que não pode, de acordo com a Lei Aldir Blanc. Além disso, vão saber como se faz para a retirada de novas carteiras”, frisa Neta Pinheiro, presidente da Associação de Artesanato.

“É mais um incentivo para o artesão caxiense, porque as vezes ele não tem como custear para fazer o artesanato. Então, é uma boa oportunidade”, destaca Ana Paula, artesã.

Confira a quantidade de vagas e o valor da premiação para cada edital!

Conexão Artesanato: seleção de propostas de oficinas de artesanato

Mil vagas

Valor da premiação: R$ 3 mil

______________________