Nesta quarta-feira (11) a Maternidade Carmosina Coutinho se reuniu com a equipe do departamento de Saúde da Criança e do Adolescente do Estado do Maranhão para tratar sobre o Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. A campanha tem como objetivo conscientizar e esclarecer sobre a importância do aleitamento materno para mães e bebês.

Nelma Silva, chefe do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente do Estado do Maranhão, falou sobre a campanha Agosto Dourado no Maranhão.

“Todos os anos a gente faz o momento do Agosto Dourado para sensibilizar as mães, os pais e a família, sobre a importância do aleitamento materno que é o primeiro alimento e o mais adequado para uma criança crescer e se desenvolver de forma saudável”, frisou.

Além disso Nelma Silva, também ressaltou a importância do Banco de Leite da Maternidade Carmosina Coutinho para o incentivo ao aleitamento materno.

“O Banco de Leite é um instrumento muito especial porque vai ajudar a salvar vida de crianças, principalmente as que se encontram prematuras, hospitalizadas. O Banco de Leite é uma referência para isso, porque a gente sabe que o leite materno salva vida”, disse a chefe do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente.

Marcia Santos, diretora administrativa da Maternidade Carmosina Coutinho, destacou a importância da visita da equipe da Secretaria Estadual de Saúde. “É muito importante a presença da equipe da Secretaria de Estado porque é uma forma de estar reforçando e incentivando o aleitamento materno, que é algo que a gente já faz diariamente aqui na maternidade. Basicamente todas as nossas crianças já saem amamentadas, é uma rotina que temos. O Banco de Leite e a UTI Neonatal que é onde a gente faz esse incentivo de aleitamento materno”, disse.

Além disso a diretora administrativa também explicou como é feito o trabalho da unidade para incentivar a amamentação. “Iniciamos na sala de parto com a colostroterapia, que a gente realiza na primeira hora do nascimento, o bebê na hora que nasce vai direto para o seio da mãe. Então, nas primeiras horas ele já começa a ser amamentado, caso haja alguma intercorrência e o bebê vá para a UTI, a mãe continua na maternidade e ela fica sendo estimulada o tempo todo, enquanto o bebê está de dieta zero. Continuamos estimulando essa mama para que ela consiga, quando o bebê puder ser alimentado, ter leite o suficiente para amamentar o filho”, conta Márcia Santos, diretora administrativa da Maternidade Carmosina Coutinho.

Márcia Santos também destacou o trabalho feito no Banco de Leite da Maternidade Carmosina Coutinho. “O nosso Banco de Leite não alimenta bebês externos, nós alimentamos os bebês da UTI. Conseguimos captar esse leite das mães que estão com bebês na UTI, e das mães que são doadoras. Algumas mães doadoras externas que entram em contato com a maternidade, e levamos os fracos esterilizados até elas, explicamos como elas devem fazer a extração do leite e diariamente a equipe do Banco de Leite vai no domicílio para trazer esse leite para maternidade”, finalizou.

Palavras chaves: ,