A Escola Zeferino Borges da Cunha, localizada no Povoado Sussuarana, no 1º Distrito de Caxias (MA), comemorou 23 anos de  existência na última segunda-feira (9). As comemorações obedeceram os protocolos de distanciamento social e todas as normas sanitárias. Embora com limitações, os alunos também tiveram oportunidade de participar de brincadeiras, como destaca o estudante Messias Eduardo, de 14 anos.

“Fico orgulhoso de estudar nessa escola. Sempre tive o sonho em estudar aqui, e já faz três anos que vivo essa realidade. Estou muito feliz em participar do aniversário da escola e poder participar das atividades comemorativas”, disse Messias Eduardo.

A unidade do corpo docente da unidade de ensino chama atenção. A professora, Valéria Nunes, destacou este aspecto importante. “Aqui na UEM Zeferino Borges da Cunha, trabalhamos arduamente em prol de uma educação de qualidade. É sempre com o apoio da Secretaria de Educação e da nossa gestora, Tereza Cristina. E hoje, nós professores estamos felizes com essa comemoração de aniversário, pois trabalhamos em união para conquistar nossos objetivos”, lembra a professora.

A comunidade também foi envolvida nas festividades alusivas aos 23 anos da unidade de ensino. Pais e mães de alunos marcaram presença. “A escola é muito importante para a comunidade, meus filhos estudam aqui e estou muito satisfeita com a dedicação dos professores em ensinar e mostrar que a educação é o caminho certo para seguirmos”, lembrou Dona Regina, mãe de aluno.

Uma vasta programação cheia de atividades, como apresentação artística de dança, Sarau Literário, homenagens a personalidades, foram destaques. Uma exposição de fotos, trabalhos de alunos, além de uma homenagem à neta do saudoso Zeferino Borges da Cunha, a senhora Lenimar Borges da Cunha, fizeram parte do momento marcante para a comunidade. “Estamos muito felizes com essa linda festa, onde fui homenageada recebendo um certificado de honra ao mérito, por ser neta de alguém simples que hoje fez muito pela educação. Só temos a agradecer à escola, por ter o nome de meu avô. Era um sonho de meu pai, que foi concretizado, parabéns a diretora e todos que marcaram presença neste momento”, frisa Lenimar Borges, neta do Zeferino Borges da Cunha.

Um dos pontos altos foi o lançamento do Projeto “A Criança, a Cidade e o Patrimônio,” idealizado pela secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno. A proposta é permitir que os alunos possam compreender ainda mais a importância do patrimônio histórico da cidade, seja ele material ou imaterial.

Uma sala de leitura foi inaugurada, e tem agora como Patrono (a) da Sala de Leitura, a Professora Mercilene Barbosa Torres, que agradeceu e ficou emocionada com a homenagem. “Esse dia fica para a história da minha vida, como um dos dias mais importantes da minha vida. E farei jus a essa homenagem, feita pela Escola e a SEMECT. Agradeço a professora Ana Célia Damasceno, que me proporcionou essa grande conquista. A emoção tomou conta do meu coração!”, frisou Mercilene Torres, professora homenageada.

Outro homenageado foi o representante da casa legislativa, Antônio Ximenes, que falou sobre a importância dessa data para toda a comunidade. “Esse momento é de alegria porque sei que contribuí com a construção dessa escola, e com o encaminhamento do projeto para a construção da mesma”, destacou o vereador.

Para a gestora, Tereza Cristina Gonçalves, o momento vai ficar na história do Povoado e da escola. “Receber a secretária de Educação, e toda a coordenação da SEMECT é um orgulho indescritível. Ter os professores, alunos e as pessoas da comunidade participando desse momento foi muito bom. Receber o vereador Antônio Ximenes, e depois a secretária da SMADS, foi muito importante para todos nós da família”, agradeceu a gestora.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Profª Ana Célia Damasceno, destacou cada momento vivido na escola e na atuação dos professores que muito fazem pela educação. “Aqui estamos vivenciando um momento único e de fundamental importância para o crescimento da educação. Nós nos reinventamos nesse momento de pandemia, e o Prefeito foi atuante para que o município conseguisse salvar muitas vidas”, afirmou a secretária.