A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), iniciou a Caravana da Educação. A saída foi do Centro de Cultura Acadêmico José Sarney, sede da Secretaria, sentido ao Centro de Educação Infantil (CEI) Marcelo Dino, no bairro Caldeirões. Na unidade, além de apresentações lúdicas realizadas pelos professores da unidade, houve ainda a entrega de kits de livros didáticos da Editora do Brasil que vão proporcionar aos profissionais da pasta mais condições de promover uma educação de qualidade aos estudantes da Educação Infantil.

“Estamos fazendo a entrega de livros nas escolas municipais. Esse material é comprado com o objetivo de alfabetizar todas as crianças da rede”, frisa Marline Feitosa, coordenadora da Educação Infantil da SEMECT.

“Minha filha estuda há 4 anos aqui, o ensino é muito bom. Elas enviam as atividades e a gente acompanha nesse período de pandemia. É um pouco dificultoso, o bom é que estamos mais próximo dos filhos, e as professoras dão toda atenção”, afirma Rejalice dos Santos, mãe de aluna.

“Esse material vai ajudar tanto os professores, quanto os alunos e também aos pais no desenvolvimento das atividades, e para nós vermos o desenvolvimento das crianças não tem preço. O melhor de tudo é sabermos que proporcionamos a essas crianças o direito de se expressarem e de aprenderem ainda mais”, frisa Tatiane Macêdo, gestora do CEI Marcelo Dino.

Ao todo, a Prefeitura de Caxias, por meio da SEMECT, vai distribuir mais de 15 mil livros em todas as unidades educacionais que recebem a Educação Infantil, por meio do Plano Municipal de Livro Didático em Caxias (MA). O kit é composto por: bolsa do aluno, caderno de atividades, caligrafia e o caderno do professor. Os três volumes oferecem atividades que incentivam a coordenação motora e a ludicidade. A coleção está repleta de textos curtos ilustrados com poemas, lendas, canções folclóricas e poemas infantis, dentre outras.

“Os livros didáticos passaram a existir na gestão do prefeito Fábio Gentil, melhorando significativamente a qualidade na Educação Infantil, portanto é uma iniciativa maravilhosa”, frisa Telma Carneiro, gestora escolar.

“Como se sabe, o uso do material didático é importante para o ensino. Esse material que está sendo entregue vai contribuir positivamente para a educação, principalmente na leitura, na visualização das imagens e no processo de ensino e aprendizagem”, reforça Tereza Orçano, professora.

Nós estamos fazendo a distribuição do livro infantil à Rede Municipal, por meio do Plano Municipal de Distribuição do Livro Didático na sala de aula. Isso é um marco na educação infantil, porque Caxias decidiu investir nessa área. Na verdade, o governo municipal investe maciçamente trazendo mais de 15 mil livros para serem entregues para os alunos da Educação Infantil. Esse material vai ajudar aos professores a trabalhar melhor com os alunos nesse tempo de pandemia”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil e a secretária municipal de Governo, Amanda Gentil, prestigiaram o momento de distribuição dos equipamentos, cumprimentaram os profissionais da educação e destacaram os avanços conseguidos pela gestão municipal com a implantação do livro didático, mas também lembraram que a Prefeitura se preocupa com os seus estudantes da criança até à universidade, dando agora a possibilidade do aluno de baixa renda poder acessar um curso superior 100% gratuito pago pela Prefeitura de Caxias (MA).

“A nossa gestão está trabalhando para que o mesmo atendimento do público tenha a mesma qualidade do particular. Os alunos estão em casa, mas têm o material para estudar e fazer as atividades. Nós estamos vivendo um momento difícil, o mundo todo está vivendo, mas a Prefeitura de Caxias nunca deixou de trabalhar”, disse Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“O município de Caxias começou a oferecer os mesmos livros que a escola particular oferece. Se nós temos professores qualificados, bons materiais, uma boa estrutura física nas escolas, nós temos como melhorar os índices do município. As vezes a educação pública é até melhor do que a educação particular. Nós estamos investindo no Prouni Municipal, dando oportunidade ao jovem de baixa renda. Que possamos propagar a importância que a educação tem em nosso país, se com ela está difícil, sem ela é impossível”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).