As edificações que compõem o acervo arquitetônico no Centro Histórico de Caxias pertencem a vários períodos da arquitetura brasileira: colonial, neoclássica, eclética e moderna, sendo possível identificar não somente estilo único, puro, mas uma mistura de tendências. Esse ecletismo arquitetônico pode ser visto em função da finalidade de uso ou em correspondência com o status social da classe hegemônica caxiense da época.

Por Wibson Carvalho

Procedendo à identificação verifica-se que, em Caxias, existiram várias construções em casarões e sobrados mantendo as características originais egressos, principalmente dos traços da arquitetura portuguesa. A importância histórica deles está no perímetro central da cidade e são construções estilizadas comportadas em cantaria, grades de ferro nas sacadas, portas adornadas e com detalhes em entablamento e azulejaria em alto relevo em algumas partes das fachadas.

Caxias e seu povo possuem uma rica diversidade cultural, onde se destacam a literatura, acervo arquitetônico com igrejas dos séculos 18 e 19 e, ainda, monumentos marcantes de sua secular história, como a luta pela Independência e o movimento da Balaiada, as manifestações espontâneas da cultura popular e as riquezas naturais que, na Princesa do Sertão, são fontes saudáveis e aprazíveis de lazer, bem-estar, beleza e encanto.
Wibson Carvalho.

Palavras chaves: ,