A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) continua desenvolvendo a Campanha de Vacinação Antirrábica em Caxias. As equipes da unidade estão percorrendo os bairros do município, fazendo a vacinação em domicílio para cães e gatos. Além da zona urbana, a vacinação contra a raiva também será realizada na zona rural de Caxias.

Natanael dos Reis, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), destacou os resultados do trabalho que está sendo desenvolvido. “Nós já temos um resultado parcial de 1.500 animais vacinados, significa dizer que nossa Campanha está realizando um bom trabalho. Nós esperamos que a população caxiense, sabedora que é das ações que nós estamos realizando no dia a dia, sejam nossos parceiros e que contribuam disponibilizando seus animais para serem vacinados. Todos sabem que o vírus da raiva é letal, por isso um animal vacinado, é um animal protegido”, frisou.

Gledson Miranda, coordenador de campo da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), explicou a importância da população receber o vacinador em sua residência. “A transmissão da doença se dá através da mordida do animal, a raiva é uma doença letal, pouquíssimos casos de pessoas que já foram mordidas e contaminados pela raiva sobreviveram. É muito importante que a população aceite os nossos vacinadores em sua residência. Um animal pode comprometer a vizinhança inteira e até mesmo o bairro inteiro se ele não for vacinado, então é importante que a população tenha consciência e aceite nosso serviço, nós estamos andando de casa em casa todo os dias para vacinar todos os animais da cidade. Quando a equipe chegar a única coisa que a gente precisa é que o dono do animal segure o animal, é a maior ajuda que o dono do animal pode dar para a equipe de vacinação”, frisou.

O coordenador de campo da UVZ também reforçou as orientações para os proprietários de animais. “O animal ele não pode ser vacinado quando não tem um adulto em casa, ou quando o animal estiver amamentando ou prenha. Nas outras ocasiões, a partir de 4 meses qualquer animal pode ser vacinado. Nós estamos trabalhando em horário corrido, de 7h30 às 13h30, de segunda a sexta”, disse Gledson Miranda, coordenador de campo da UVZ.

Maria da Cruz, moradora do Residencial Pampulha, proprietária de animal, ressaltou a importância da vacinação antirrábica. “Não perco uma Campanha, é muito importante vacinar os animais, porque protege a ele e as pessoas. Parabéns ao trabalho da UVZ!”, agradeceu.