A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca esteve reunida no Povoado Vitória, com trabalhadores dos Povoados Vitória, Barragem e Brejinho, na manhã dessa quinta-feira (19). Durante a tarde uma outra reunião no Povoado Engenho D’água que contou com a presença de trabalhadores dos Povoados Engenho D’água, Batalha, Santana e Barcelona. O objetivo foi conversar sobre os projetos que já foram liberados por meio do Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ao todo 164 projetos foram aprovados e tiveram disponibilizados os créditos para os agricultores.

Além das comunidades já citadas os recursos para os projetos dos Povoados Monte Valeriano, Santa Rita e Água Preta, também já foram liberados e já estão nas contas dos agricultores. Na semana que vem a secretaria vai se reunir também com trabalhadores dos Povoados Fortaleza e Vacas.

Vale lembrar que no mês de maio deste ano a parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Caxias, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, permitiu que os trabalhadores pudessem assinar  o contrato para o Crédito Instalação, uma das reuniões ocorreu no Povoado Vitória, 2º Distrito de Caxias (MA). Os contratos para o Crédito Instalação são nas modalidades: Fomento, Fomento Mulher e Apoio Inicial. Ao todo 147 famílias estão sendo beneficiadas com os fomentos.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca informa que os beneficiários já receberam o dinheiro em uma parcela única e a secretaria esteve reunida com os trabalhadores para dialogar sobre o trabalho que vai ser desenvolvido com base em cada projeto protocolado. Os créditos são concedidos em valores diferentes conforme a modalidade: Apoio Inicial R$ 5.400,00; Fomento R$ 6.400,00 e Fomento Mulher R$ 5.000,00.

Ao todo nas duas semanas a Secretaria Municipal de Agricultura já contabiliza créditos liberados na ordem de R$ 934 mil reais somente para Caxias (MA), beneficiando 164 projetos.

“A secretaria já começou os trabalhos de implantação dos projetos, ontem nós fizemos as primeiras reuniões nos Projetos de Assentamentos. Os R$ 934 mil reais já foram liberados e estão nas contas dos agricultores. A Prefeitura de Caxias já enviou ao Incra mais de 500 projetos o critério avaliativo é do Incra. Como a gente deu entrada na renovação semana passada do novo acordo, as outras áreas de assentamentos que a gente ainda não trabalhou e que está em nosso ACT, nós vamos começar a trabalhar e a gente tem três anos para desbloquear o resto dos créditos”, explica Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca de Caxias (MA).

Palavras chaves: ,