Nos dias 18 e 19 de agosto a Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o “Arrastão da Vacinação” contra a covid-19 na Unidade Básica de Saúde do Brejinho, zona rural do município. Durante os dois dias de arrastão, houve aplicação da primeira dose da vacina Pfizer para pessoas a partir de 12 anos de idade e da segunda dose das vacinas AstraZeneca e CoronaVac.

Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, explicou sobre o funcionamento do “Arrastão da Vacinação” na zona rural do município. “Estamos fazendo esse Arrastão de Vacinação na zona rural, como esse no Povoado Brejinho, porque resolvemos centralizar essa vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos. Cada Unidade Básica da Saúde (UBS) da zona rural estará chamando as pessoas da sua área para estar fazendo essa vacina, porque nem todos tem a oportunidade de vir até a zona urbana tomar a sua dose, então vamos de encontro a eles levando a vacina”, frisou.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Povoado Brejinho, Rochelly Oliveira, falou sobre a adesão da população pela vacina contra a covid-19. “Aqui na Unidade Básica de Saúde do Brejinho nós temos tido uma boa adesão da nossa população. A população maior de 18 anos se encontra praticamente 100% vacinada, temos uma demanda pequena para concluir a primeira dose de pacientes acima de 18 anos. Nós abrimos para os jovens com idades entre 12 e 17 anos, eles começaram a ser vacinados e nós já tivemos uma grande parcela de contribuição dessa população”, disse.

“Eu fico mais segura, em saber que eu posso ir para escola, vou estar imunizada e protegida. A gente se sente um pouquinho mais segura quando se vacina”, disse Kelly Silva, após tomar a primeira dose da vacina.

Clarice, adolescente que tomou a primeira dose do imunizante contra a covid-19 falou sobre o momento. “Estou muito ansiosa, muito nervosa porque é a primeira dose. Para os jovens que ainda não se vacinaram, se vacinem porque é muito importante para se proteger”, frisou.

Palavras chaves: ,