A 1ª Edição da SMADS Mostra Suas Artes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), foi realizada na Praça da Bíblia nesta sexta-feira (20). Muitos caxienses prestigiaram a mostra que contou com a apresentações contemplando a culinária, artesanato, canto, dança e teatro.

“O projeto está saindo melhor do que pensávamos. Pelo pouco tempo que trabalhamos com a palha da Carnaúba temos vários pedidos de redes, suplás, mandalas, bolsas e tapetes, dentre outras opções, nós trouxemos para mostrar”, disse Jessey Ribeiro, Projeto Mãos que Criam.

“Nós vamos apresentar uma peça de teatro dirigida pelo professor Gil, sobre uma vizinha que sofre um abuso sexual, ela fica triste, não fala mais com as pessoas e os bonecos dela ouve e vem essa tristeza e ganham vida. O objetivo é alertar que abuso sexual contra crianças e adolescentes é crime e não pode ficar impune”, alerta Kerolayne da Silva, assistida do Centro da Juventude da Volta Redonda.

Com o objetivo de promover a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos usuários atendidos pela Política de Assistência Social, demonstrando as habilidades, competências e valores trabalhados nos equipamentos da SMADS, o evento foi repleto de produções que estavam a disposição para a venda.

“Nós temos artesanato com EVA, Ponto Cruz, enfim, temos uma pequena mostra do que produzimos. É uma oportunidade de apresentarmos um pouco do nosso trabalho”, frisa Nayana Cristina, CCI Tresidela.

“Hoje a secretaria se reúne e a gente festeja, os nossos 07 CCIs estão aqui mostrando o que produzimos nas nossas oficinas de artesanato e culinária”, lembra Lybbia Cantanheide, coordenadora dos CCI’s.

“É uma exposição para que a comunidade caxiense possa prestigiar e ver o que produzimos sobretudo nos equipamentos que compõem a Proteção Social Básica. Um dos objetivos desse evento é mostrar que estamos voltando de forma gradual em nossos equipamentos”, frisa Suany Froz, coordenadora da Proteção Social Básica.

O momento foi de celebração de retorno às atividades presenciais dos espaços da Assistência Social, que por muito tempo ficaram apenas em atividades remotas é o caso dos Centros de Referência da Assistência Social, Centros Comunitários, Centros de Convivência de Idosos, dentre outros. O Prefeito Fábio Gentil, a secretária de governo, Amanda Gentil e a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento, Ana Lúcia Ximenes destacaram o quanto é importante valorizar esse trabalho.

“Nós temos o artesanato, a capoeira, gastronomia, música e dança, uma diversidade. Nós queremos mostrara para a cidade o que trabalha cada equipamento. Temos um enorme prazer de estar participando e mostrando nossa arte. Estamos felizes porque temos um prefeito que acredita na cidade”, lembra Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento.

“Eu fico muito feliz em participar é muito importante está aqui prestigiando a nossa população. Os nossos profissionais estão fazendo um artesanato cada vez mais reconhecido na cidade de Caxias (MA). Não só o artesanato, a Dança, o Canto, tudo isso é muito importante”, lembra Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Eu não durmo feliz se não souber que dei o máximo de mim para conduzi a cidade. Nós temos amor pela cidade e estar aqui em um evento que externa a nossa arte, o nosso artesanato, a dança e o canto é muito importante. Nós já estamos vacinando toda a população permitida pelo Ministério da Saúde e com fé em Deus vamos vencer cada vez mais essa doença. Se Deus quiser, o nosso Natal Iluminado será o maior de toda a história de Caxias”, destaca Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Palavras chaves: ,