Foram dois dias de muita conversa e diálogo na XII Conferência Municipal da Assistência Social. Aberta na última terça-feira (25), e promovida pelo Conselho Municipal da Assistência Social, o evento que ocorreu no Centro de Treinamento João Paulo II, no Morro do Alecrim, abordou o tema:  “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Durante todo o dia, todos os 05 eixos norteadores foram debatidos e retiradas propostas para serem levadas à Conferência Estadual e Nacional, contemplando: a proteção social; o financiamento e o orçamento; Controle Social; a gestão; e o Sistema Único da Assistência Social.

“Graças à Deus vai sair muitas propostas. A gente não vai desistir e vamos conquistar muitas coisas. Vai sair muitas propostas para o Estado e para o município na acessibilidade, será um avanço para nós”, frisa Maria Raquel, presidente da ADEFIC.

“Nós acreditamos que essa Conferência tenha atingido os seus objetivos, porque a população conseguiu colocar os seus anseios. Nós viemos representar a Secretaria da Mulher, que tem desenvolvido muitas políticas públicas. Em relação à Secretaria de Assistência Social, nós trabalhamos em rede, e estamos sempre trabalhando ações conjuntas”, reforça Jesus Andrade, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social.

“É o momento onde vemos aonde está soando a dificuldade, o que eles pensam sobre o trabalho já existente. As propostas para um trabalho vindouro. A Conferência é uma referência para o nosso trabalho. Então, foi muito importante”, lembra Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Um dos grandes objetivos dessa conferência foi evitar que os recursos destinados à assistência social sejam diminuídos, como já acontecendo por parte do governo federal. Ao final, foram eleitas duas delegadas, que vão representar Caxias, na Conferência Estadual: Maria Júlia, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, representando a sociedade civil; e Kiara Braga, representando o poder público. A conferência estadual acontece no mês de novembro virtualmente.

“Foi importante, quem veio estava com vontade de contribuir com as políticas. Então, as propostas foram boas, e vamos encaminhar aos órgãos competentes”, destaca Maria Júlia, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

“A Conferência é um espaço de construção da nossa política de assistência social, então é de suma importância a nossa participação. Eu só tenho a agradecer pela escolha de poder representar Caxias na Conferência Estadual”, agradece Kiara Braga, secretária municipal adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social.

Palavras chaves: