A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico realizou nessa quinta-feira (26), o Fórum Permanente de Gestores de Cultura da região Timbiras e Médio Parnaíba. O momento foi destinado a dialogar com os municípios de: Caxias, Aldeias Altas, Coelho Neto, São João do Sóter e Duque Bacelar, Timbiras, Matões, Parnarama e Timon, compreendendo a região do Médio Parnaíba.

A solenidade ocorreu no auditório da Academia Caxiense de Letras (ACL). Dentre os integrantes da mesa solene, estiveram em um primeiro momento: Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Amanda Gentil, secretária municipal de Governo, Lycia Waquim, chefe de gabinete da Prefeitura de Caxias e Marcos Ronilson, secretário municipal de Cultura e Turismo de Miranda do Norte e integrante do Fórum de Gestores Municipais de Cultura do Maranhão.

“Caxias hoje sedia este encontro regional de gestores de cultura, e estamos aqui para conversar sobre a parte burocrática, as nossas experiências, um pouco do Sistema Nacional de Cultura”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“É de suma importância para que os municípios possam estar interagindo, além dos gestores estarem se conhecendo. Estamos trazendo formação e informação para os gestores nesse momento tão difícil, é o fazer cultural se reinventando. Orientamos os gestores de cultura para que eles saibam como está a cultura hoje, a nível municipal, estadual e nacional”, lembra Marcos Ronilson, coordenador do Fórum de Gestores Municipais de Cultura do Maranhão.

“Estou muito grata por está na presença de todos vocês, reunidos nesse Fórum. É um momento de compartilhar ideias. Nós estamos aqui para entender os projetos de vocês, e esperamos que vocês entendam e estejam a par dos projetos da nossa cidade para que nós possamos enriquecer ainda mais a cultura maranhense”, ressaltou Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

O evento contou também com apresentações da banda Lira Municipal e da Dança do Lili. Na ocasião, o produtor cultural Pelé lembrou que fica muito feliz em perceber os gestores interessados em melhorar ainda mais a cultura maranhense.

“É muito bom para Caxias e para a nossa região, porque existe esse encontro, esse intercâmbio. É importante porque eles vão compartilhar as ideias e os projetos, e isso só tende a enriquecer nossa cultura”, disse Pelé, produtor cultural.

O encontro é uma forma de estreitar relações entre as pastas da Cultura, além de capacitar os gestores, para que estejam mais bem informados sobre as políticas voltadas para a área no município, Estado e no âmbito do Governo Federal.

“É uma das ações do Conselho Estadual de Cultura, e temos o objetivo de que haja uma descentralização da cultura no Estado. Que esses gestores unidos possam enviar demandas e qual o apoio que a Secretaria de Cultura deve dar, inclusive a implantação dos Sistemas de Cultura, que é uma ferramenta super importante. Temos o exemplo da Lei Aldir Blanc onde houve a dificuldade na captação de recursos, sendo necessário criar uma conta acessória na plataforma Mais Brasil para que os municípios que não tinham fundo instituído e regulamentado pudessem receber essa verba para lançar seus editais e repassar os auxílios aos grupos culturais”, afirma Elaine Dutra, presidente do Conselho Estadual de Cultura (ConsecMA).

Elaine Dutra, também destacou que todos os municípios devem ter o Sistema Municipal de Cultura, e para isso o município deve contar com alguns órgãos. “É necessário ter uma Secretaria de Cultura, um Plano Municipal de Cultura, um Conselho de Cultura, uma Lei de Incentivo à Cultura, um sistema municipal de indicadores culturais e um fundo de cultura”, explica.