Nesse domingo (22), a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, levou várias apresentações culturais para que os caxienses pudessem prestigiar a rica cultura da “Princesa do Sertão”, ao tempo em que celebravam o Dia do Folclore Brasileiro, data criada com o intuito de valorizar as manifestações folclóricas no país.

“A Junina Sai de Baixo é um trabalho social, é muito bom ver toda essa alegria. Que Deus conceda que essa pandemia acabe logo, para darmos continuidade ao nosso trabalho”, destaca Rochinha, representante da Junina Sai de Baixo.

“Nós do Boi Brilho da Alegria, estamos fazendo um trabalho para nos transformarmos em um boi de orquestra. O Boi nasceu em uma escola, e já tem 11 anos, desde 2016 que a comunidade passou a participar”, frisa Raynara Rejane, presidente do Boi Brilho da Alegria.

“São contrapartidas da Lei Aldir Blanc. Em 2020, Caxias foi contemplada com a Lei Aldir Blanc, e neste momento estes grupos que estão aqui são responsáveis por alguns espaços culturais, desta forma eles conseguem estar produzindo cursos e oficinas, hoje eles estão fazendo as suas apresentações ao público em geral”, explica Maciel Mourão, secretário adjunto de Cultura.

O palco foi o teatro a céu aberto da Praça Dom Luís Marelim. As apresentações iniciaram às 18h, com quadrilhas juninas caipiras e estilizadas, Dança do Lili, Bumba Meu Boi, Capoeira, dentre as apresentações como: Quadrilha Flor do Sertão, Junina Çucupira, Grupo Cultural Balanço da Ginga, Dança do Lili e Cia Expressão Folclórica, Junina Zé da Roça, Guerreiros do Quilombo, Junina Sai de Baixo, Boi Brilho da Alegria, Junina Beija Flor dos Cocais e Boi Encanto de Caxias (MA).

“Escolhemos a lenda da Veneza, Caxias tem várias lendas, mas escolhemos essa em especial. Eu acredito que representamos bem, trazendo a cultura da nossa cidade”, destacou Rogério Lima, representante da Quadrilha Beija Flor dos Cocais.

“Estamos vindo de uma maratona de competições, é um prazer apresentar nosso trabalho em um evento como este. Quem quiser fazer parte do grupo Guerreiros do Quilombo, basta nos procurar no bairro Campo de Belém. Nós temos aulas de capoeiras segunda, quarta, sexta e no domingo”, frisa Zumbi, fundador do Guerreiros do Quilombo.

“A Junina Zé da Roça é uma expressão cultural em que nós jovens buscamos trazer para nossa cidade mais visibilidade. Caxias tem uma cultura muito linda, pessoas talentosas, eu acho que quanto mais a gente fizer pela nossa cidade, será melhor”, lembra Mayerle Oliveira, representante da Junina Zé da Roça.

“Hoje, mesmo com algumas pessoas que não puderam vir, nós estamos mostrando o Lili, eu só quero agradecer, porque o Lili está sendo cada vez mais reconhecido. Foi só uma demonstração, porque no Dia do Folclore temos que valorizar a cultura de Caxias”, disse Pelé, produtor Cultural.

“Eu vim aqui na Praça Dom Luis Marelim prestigiar o Dia do Folclore. A cultura caxiense está cada vez mais valorizada. Esta Praça foi construída já na nossa gestão, e todos lembram como ela era. Agora está sendo um espaço para apresentações. Quero parabenizar todas as pessoas que fazem a nossa cultura, e a nossa Secretaria de Cultura por promover este evento. É muito importante trazermos e mantermos a cultura caxiense viva em nosso município”, destacou Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Hoje é o Dia do Folclore, data muito importante para a cidade de Caxias (MA). É o dia em que celebramos com muita alegria, porque Caxias é rica em Folclore. Não teria lugar melhor do que a Praça Dom Luís Marelim para levarmos essa cultura para as pessoas. Nossa cultura é riquíssima”, disse Léo Barata, secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.