A Prefeitura Municipal de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) realizou diversas ações dentro da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Com o tema – “É tempo de transformar conhecimento em ação”, a abertura do evento foi nessa segunda-feira (23) no auditório da Prefeitura Municipal de Caxias.

O evento envolveu segmentos com múltiplas deficiências de Caxias (MA), além de orgãos municipais responsáveis pela aplicação das políticas públicas, a exemplo de: Advirc, Adefic, AMA, ASC, URE, Plantão Social, PSE e APAE e a representante da Associação dos Surdos de Caixas (ASC).

“É de suma importância um evento dessa magnitude, a Secretária de Educação está de parabéns por promover a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência que abrange todas as deficiências, Caxias é hoje uma cidade que mostra e atua de forma constante como uma cidade inclusiva”, destacou Aldelane Gomes Leão, representante da Associação dos Surdos de Caixas (ASC).

Objetivando assim, divulgar a situação  real das pessoas com deficiência em suas condições pedagógicas no processo de ensino aprendizagem  sociais, promovendo, assegurando e valorizando o educando, a SEMECT está colaborando com palestras esclarecedoras uma delas ministrada pela Profª Dra. Maria Isabel S. Dias Baptista e teve como mediadora a Profa. Ma. Maria Helena Bezerra.

“Esse momento temos a função de sermos mediadora desse trabalho e nós tivemos a oportunidade de refletir sobre o que é necessário para que a educação se torne mais acessível e igualitária, quebrando barreiras, facilitando o aprendizado desses estudantes que chegam na escola com desejo de aprender, seja ele com deficiência ou não, então essa palestra da professora Isabel foi muito importante, para educação”, frisa Maria Helena, mediadora.

Nessa terça feira (24), foi realizada uma panfletagem informativa, com distribuição de folders aos pedestres, motociclistas  e motoristas, onde se explicou sobre as ações que estão sendo realizada ampliando a conscientização sobre o tema.

“A Secretaria de Educação está de parabéns em fazer esse momento de conscientização, mostrando as pessoas a importância da inclusão e nos orientar para assim agirmos no combate ao preconceito ou na desinformação”, disse Francisco Carlos.

Segundo a coordenadora da Assessoria Multiprofissional da SEMECT, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, visa orientar a todos sobre esse momento. “Demos início na Semana da Pessoa com Deficiência. É muito importante o que estamos fazendo, pois ecoa nossos sentimentos, em que nós procuramos colaborar com todas às pessoas, inclusive com todas as entidades e associações que representam a pessoa com deficiência, pra juntos lutarmos contra a violação de direitos, e com isso mostrar a necessidade de  se incluir a pessoa com deficiência no trabalho, na escola e em todos os lugares” Profª Fátima, assessora multiprofissional da SEMECT.

A Secretária de Educação de Caxias Profa. Msc. Ana Célia Damasceno, falou sobre a importância Nacional da Pessoa com Deficiência. “Esse é um trabalho específico da área de Educação Especial, mas também de toda a sociedade caxiense, onde contamos com a presença de todas às associações voltada para pessoas que precisam de um atendimento especializado, para que cada vez mais possamos melhorar o atendimento em Caxias para nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos, aqui venho agradecer ao prefeito Fábio Gentil, por acreditar e investir na educação em todos os sentidos e isso tem feito a diferença principalmente na Educação Especial/Inclusiva e essa semana colhemos o conhecimento necessário para respeitar o próximo”, frisou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Na manhã dessa quarta-feira dia (25), os trabalhos da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, aconteceu com roda de conversa com o tema “Lutas Inspiradoras”, em seguida outra roda de conversa debatendo a importância da empregabilidade da pessoa com deficiência, avanços e desafios.

Na quinta-feira (26), houve um Bate-Papo Pedagógico,onde discutimos relatos de experiências no contexto pandêmico, entre profissionais, pais e estudantes. E, finalizando a semana, houve um Ato Ecumênico, na Praça da Bíblia, iniciado às 17:30 e finalizando às 18:30, dessa sexta-feira (27).

Palavras chaves: ,