Manipuladoras de alimentos da Rede Municipal de Educação estiveram em capacitação no auditório da Escola Antônio Rodrigues Bayma para receber informações importantes sobre o preparado da alimentação dos estudantes, acondicionamento, além de como melhor servir a merenda escolar, sob orientação nutricional e com mais qualidade.

“É muito importante orientar as crianças na hora do lanche. A merenda é balanceada, tem orientação nutricional e tudo. Quando a criança se alimenta bem ela se desenvolve mais”, disse Josilene Aguiar, manipuladora de alimentos.

“Estou muito feliz, esse é meu primeiro ano como manipuladora de alimento. Essa é uma oportunidade única e eu vou levar o melhor para as crianças do povoado”, lembra Lúcia da Silva, manipuladora de alimentos (CEI Nazaré do Bruno).

“Nós estamos com os atores principais da alimentação escolar que são as manipuladoras de alimentos. Estamos dando dicas de higiene do alimento e orientando como os kits serão feitos para resguardar o manipulador e quem vai receber o kit”, frisa Elda Cardoso, tecnóloga de alimentos.

O trabalho faz parte de ações do Projeto Proservir, que visa a capacitação de todos os servidores da Rede Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, entregou kits de higiene a cada profissional que atua dentro da escola.

“Todos os trabalhadores do município vão passar por essa formação continuada. Neste momento são as manipuladoras de alimentos, sobre os cuidados com o bem servir, quanto ao estoque, tanto nesse período da Pandemia, quando após a Pandemia”, lembra Franklane Sousa, coordenadora pedagógica do município.

“Essa é uma capacitação para todas as manipuladoras de alimentos e faz parte do Programa Proservir. O objetivo do programa é capacitar para um possível retorno das aulas. Nós estamos dando noções gerais do que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar, boas práticas de alimentação e orientação para o retorno”, frisa Lícia Pinheiro, coordenadora da alimentação da Rede Municipal de Educação.

“Nossos funcionários da educação estão participando do Proservir. Essa é a prova da valorização da capacitação. As manipuladoras de alimentos estão passando por treinamentos que vão durar seis meses. Hoje, estamos entregando os kis, com camisetas, tocas térmicas, luvas e isso é muito importante para se utilizar durante o momento em que forem servir os alunos garantindo assim a segurança nutricional que é o nosso maior objetivo”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Palavras chaves: