O evento ocorreu na manhã dessa segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Caxias (MA). A partir de agora o legislativo municipal passa a contar com a Procuradoria Municipal da Mulher, órgão que vai receber e dar os devidos encaminhamentos às pautas e projetos relacionadas à mulher. Na ocasião foram empossadas: Cinthya Lucena, vereadora (Procuradora) e as vereadoras: Ângela Machado e Neuzir Oliveira (Irmã Neuzir), como subprocuradoras.

“É mais um aparato para a mulher. É mais uma rede de apoio, que nós vamos está estendendo para as mulheres caxienses. Hoje em Caxias, nós temos a Secretaria da Mulher, a Delegacia da Mulher, a Patrulha Maria da Penha e a Casa da Mulher Maranhense para Caxias. A Procuradoria vai fazer o seu papel. Nós vamos criar uma Sala Lilás, onde a mulher vai ser acolhida por uma equipe multiprofissional, como advogada, assistente social e psicóloga”, afirma Cinthya Lucena, procuradora da Mulher na Câmara Municipal.

“Deus colocou esse projeto no coração da vereadora Cinthya Lucena. Esse projeto vai acontecer, e nós vamos juntos lutar para o bem da proteção da mulher. Tudo é feito como Deus quer”, disse Irmã Neuzir, subprocuradora (vereadora).

“Vereadora Cinthya Lucena você acertou. Eu quero agradecer a todos os vereadores que apoiaram, incentivaram e votaram no projeto sem nenhuma restrição”, destaca Ângela Machado, subprocuradora (vereadora).

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil e o vice-prefeito Paulo Marinho Jr e o secretariado esteve presente para prestigiar o momento que marca uma conquista para as políticas públicas em defesa dos direitos da mulher. Atualmente a Prefeitura Municipal de Caxias, como destacou o prefeito municipal, conta com a maioria das pastas ocupadas por mulher: Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Márcia Marinho, Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Luciana Soares, Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Ximenes, Secretaria Municipal de Governo, Amanda Gentil e Secretaria Municipal de Saúde, Mônica Gomes, além da chefe de gabinete, Lycia Waquim. O prefeito Fábio Gentil, lembrou que ainda este ano, a Coordenação Municipal de Regularização Fundiária deve ser transformada em Secretaria, fazendo com que a gestão municipal tenha 7 secretarias comandadas por mulheres.

“Quero parabenizar a vereadora Cinthya Lucena nesta ação que é contra a violência contra a mulher. Esse é o nosso lema dentro da Secretaria. Estamos melhorando cada dia mais a rede de proteção à mulher”, destaca Elisa Torres, secretária municipal adjunta da Mulher.

“Nós instituímos nos encontros de professores e estamos trabalhando em sala de aula, que é para que a menina não possa aceitar a violência. Vereadora Cinthya, eu espero que esse espaço que você criou possa fazer valer os direitos das mulheres caxienses. O prefeito Fábio Gentil entende que a mulher tem valor. A maioria das secretárias municipais são mulheres, a maioria dos nossos professores são mulheres”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“A mulher tem que participar das decisões políticas, tem que ser participativa. Nós temos força e temos garra para trabalhar dentro da política. Hoje a porcentagem da participação da mulher na política brasileira é mínima, e nós temos que aumentar cada vez mais. Eu me sinto orgulha de participar dessa solenidade. Quero parabenizar a vereadora Cinthya Lucena, vereadora Irmã Neuzir e a vereadora Ângela Machado. Só tenho a agradecer ao prefeito Fábio Gentil e ao Governo do Estado por está nos dando estrutura para trabalharmos a mulher em Caxias e no Maranhão”, disse Amanda Gentil, secretária municipal de Governo de Caxias (MA).

Na ocasião estiveram também presentes, a deputada estadual, Daniela Tema, a diretora da Casa da Mulher Maranhense, Susan Lucena e representantes da sociedade civil organizada. Dentre as atribuições do novo órgão, estão: participação dos parlamentares nos órgãos e atividades da Câmara Municipal, receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher, fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem a promoção da igualdade de gênero, implantar campanhas educativas e antidiscriminatórias, cooperar com organismos nacionais e internacionais no âmbito das políticas para as mulheres.

“Eu quero não apenas parabenizar, mas também me colocar como deputada à disposição de Caxias, da Câmara Municipal e da Procuradoria da Mulher. Eu entendo que a Procuradoria é mais um instrumento social para defender, fiscalizar e empoderar as mulheres que aqui estão”, frisa Daniela Tema, deputada Estadual.

“Caxias é uma das três cidades do Maranhão que tem todo o aparato para fazer o enfrentamento à violência contra a mulher. Em breve teremos aqui a Casa da Mulher Maranhense, para garantir que as mulheres vítimas de violência tenham concentradas em um só espaços todos os órgãos de enfrentamento à violência contra a mulher”, lembra Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Maranhense.

“Quando vi esta jovem chegar com este projeto nesta casa, logo percebi que seria uma boa parlamentar e a prova está aqui, quando vejo essa casa dar apoio para que esse projeto seja piloto para sobretudo valorizar a mulher caxiense. Parabéns Cinthya Lucena!”, destaca Catulé, vereador.

“A mulher sempre faz bem feito, tudo aquilo que se propõe a fazer. Nós temos hoje a mulher advogada, a mulher juíza, e eu agradeço e parabenizo esta ação que hoje estamos inaugurando, a Procuradoria da Mulher, onde todas terão um apoio para fortalecer ainda mais a mulher guerreira”, destaca Ricardo Rodrigues, vereador.

“A autora do projeto de resolução, vereadora Cinthya Lucena, foi eleita por seus pares por unanimidade, como a primeira presidente da mencionada Procuradoria cujo mandato acontecerá à periodicidade da mesa diretora. Precisamos valorizar todas as mulheres, afinal foi delas que viemos”, disse Teódulo Aragão, presidente da Câmara Municipal.

“O nosso trabalho não pode parar. Neste momento participar de uma solenidade em que foi criada a Procuradoria da Mulher, isso mostra o compromisso com a mulher caxiense. Nós vamos buscar todos os caminhos que tivermos de apoio estadual e federal, e tenho certeza que iremos conseguir, com respeito e valorização. Nós estamos no século XXI, e as mulheres têm que ser respeitadas. Cabe a nós a valorização e o respeito, deixá-las trabalhar para que possam mostrar o seu potencial. O município faz a sua parte, de paridade, e chega o momento em que as mulheres precisam entender que é importante trabalhar em conjunto nesse entendimento da valorização e do respeito das mulheres caxienses”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).