Em Caxias, o atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são realizados com horário marcado para cada paciente, evitando o fluxo intenso de pessoas e aglomerações. A organização das unidades se deu a partir da Planificação, processo de trabalho implantado na Atenção Primária do município.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco, Marilene Silva, destaca a organização dos serviços da UBS, e o quanto isso torna o atendimento mais facilitado para a comunidade. “Nós temos uma rotina de atendimentos, onde existe uma demanda de idosos, crianças, gestantes, hipertensos, diabéticos, todos são atendidos por bloco de horas, com atendimento em agenda aberta, onde cada paciente tem o seu horário para vir a Unidade Básica de Saúde (UBS) para ser atendido, até mesmo por conta da pandemia”, disse.

Além disso, a enfermeira destacou os serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) para os moradores. “Contamos com todos os processos de trabalho dentro da nossa UBS, temos a consulta médica, consulta odontológica, consulta de enfermagem, a triagem, a sala de vacina e a farmácia básica, onde a gente faz a entrega das medicações que são solicitadas, tanto pelo médico, quanto pelo enfermeiro. Além disso, a Atenção Primária oferece os serviços de assistência multiprofissional com assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação física e psicólogo, planejamento sexual e reprodutivo, acompanhamento de casos de doenças de notificação compulsória, realização de procedimentos de peso e altura, aferição de pressão arterial e glicemia, administração de medicamentos, sondagem vesical, curativo, inalação, retirada de pontos, eletrocardiograma, teste do pezinho, teste rápido de sífilis, HIV, hepatites, citologia, marcação de consultas com especialistas e exames, Programa Saúde na Escola e visita domiciliar”, conta Marilene Silva.

A mãe de Isis Valentina, de 9 meses, Tátila Rayele, ressaltou a importância do acompanhamento da filha na Unidade Básica de Saúde. “Sempre trago ela para consulta de rotina, para saber como ela está, se está sentindo alguma coisa, porque as vezes não dá para gente identificar o que ela está sentindo”, disse.

O atendimento humanizado é uma prática na rede municipal de saúde da Prefeitura de Caxias que conta com 37 UBSs, que têm dado grandes frutos. Tátila Rayele, reforça que fez todo pré-natal na unidade e agradeceu ao atendimento feito pelos profissionais. “Fiz meu pré-natal aqui, o atendimento das profissionais é excelente, elas me auxiliaram em tudo”, destacou.