A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema) para a abertura de um Centro de Saúde no Residencial Eugênio Coutinho. A unidade funcionará com atendimento de profissionais de saúde da rede municipal e alunos dos cursos da área de saúde da UniFacema, que prestarão serviços como forma de estágio nas áreas de: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia e Farmácia. Na prática, o local vai contar com todos os serviços oferecidos por uma Unidade Básica de Saúde.

O médico da unidade, Pedro Antônio, explicou sobre os serviços oferecidos. “Começamos com a Atenção Primária, servindo a população com consultas ambulatoriais. Os agentes comunitários de saúde já estão trabalhando com a população do Eugênio Coutinho e redondezas. A partir dessa semana, vamos dar início aos serviços de nutrição e psicologia, na verdade esses serviços já estão acontecendo, mas vamos começar a divulgar a partir de agora. Esses serviços, acredito que não vai ficar restrito só a população do Eugênio Coutinho, mas a toda população de Caxias”, disse.

Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária, falou sobre os benefícios que a parceria trará para o município. “Essa parceria vai desafogar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vizinhas do Antenor Viana, Eugênio Coutinho e São Francisco, que inclusive doaram território para esta unidade, principalmente do bairro Bacuri, e algumas localidades rurais. Aqui é uma Unidade Básica de Saúde que tem o profissional médico, o enfermeiro, agente comunitário de saúde, técnico de enfermagem para atender a população desse território e quem houver necessidade de atendimento”, disse.

A assinatura do convênio foi feita pelo Reitor da Instituição e pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil que juntamente com a secretária municipal de saúde, Mônica Gomes e o coordenador da Atenção Primária e suas equipes visitaram todos os serviços que serão oferecidos a população, serviços odontológicos, psicológicos, fisioterapia, médicos, enfermagem, nutrição e farmácia.

Marcos Aurélio, Reitor do UniFacema, falou sobre os serviços que serão oferecidos no Centro de Saúde. “Hoje a instituição UniFacema assina oficialmente com a Secretaria Municipal de Saúde um convênio que tem como objetivo ampliar os serviços de saúde, que o município já desenvolve através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), trazendo parte desse serviço para dentro da nossa estrutura. O UniFacema disponibilizará todo esse parque tecnológico pronto para atender e o município trará os profissionais, com todos os seus protocolos e serviços, e nessa parceria objetivando a melhor promoção de saúde para cidade de Caxias. Aqui teremos médico, serviço de enfermagem, fisioterapia, odontologia, nutrição, psicologia e farmácia, todos esses serviços serão ofertados aqui nessa estrutura, com parceria da Secretaria Municipal de Saúde”, conta.

A secretária Municipal de Saúde, Mônica Gomes, também destacou a importância da parceria para a saúde do município. “A parceria com o UniFacema vem estreitar os serviços que já aconteciam de forma isolada no âmbito municipal, com a abertura de uma clínica estruturada, onde os profissionais atenderão a população do Residencial Eugênio Coutinho, além de oportunizar os estudante das áreas da saúde o contato direto com o Sistema Único de Saúde (SUS) desde a regulação, até o cadastro de família. Utilizando tanto a estratégia de saúde da família, com todos os membros da nossa equipe, quanto os acadêmicos das áreas que estarão em contato direto com o paciente. O crescimento é garantido para as duas instituições, tanto a Prefeitura de Caxias, quanto ao UniFacema”, frisou.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura de Caxias e o UniFacema. “É hora de buscarmos apoio, parceria público e privada, onde município entra com uma parte e as empresas também, neste caso instituições de ensino, entram com toda infraestrutura, para que a população seja beneficiada, o nosso compromisso é oferecer um serviço de qualidade para população caxiense. Hoje, o UniFacema procura a Prefeitura para que nós possamos oferecer os nossos profissionais, e eles oferecerem a infraestrutura e os equipamentos, com isso nós vamos ter todo atendimento, de nutricionista, de fisioterapeuta, de odontologia, da medicina, ampliando muito mais nossa rede de Atenção Primária. Isso mostra que nosso governo está voltado ao compromisso com a saúde pública de qualidade e acima de tudo, o UniFacema também tem um grande lucro nesse momento como um todo, porque ela oferece aos seus alunos os nosso profissionais de qualidade e equipamentos, consequentemente essa prática fará com que esses alunos se tornem grandes profissionais e a população será o grande beneficiado porque nós teremos mais um ponto, como se fosse uma Unidade Básica de Saúde atendendo o município de Caxias”, disse.