Diante da campanha de vacinação contra a covid-19, a sociedade foi despertada para a importância da vacinação para garantir a proteção contra diferentes tipos de doença. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza 19 tipos de vacinas para diversas faixas etárias. A vacinação no país foi responsável pelo controle de casos e erradicação de doenças como: sarampo, coqueluche, poliomielite e rubéola. Em Caxias, vacinas para crianças, adultos e idosos estão disponíveis nas Unidade Básicas de Saúde (UBSs) de toda zona urbana e rural.

Fabiana Ferreira, coordenadora de imunização, destacou a importância da vacinação tanto para proteção individual, quanto coletiva da população. “A vacinação é de fundamental importância, porque é a única maneira que a gente tem de prevenção, de controle e eliminação de determinadas doenças. O indicado é que essa vacina seja feita na idade correta, de acordo com o que preconiza o calendário nacional de imunização. A vacinação vai além da proteção individual, ela é uma proteção coletiva que estimula o organismo a produzir anticorpos”, disse.

A coordenadora de imunização também falou sobre as vacinas indispensáveis para crianças. “Na fase infantil, a criança deve iniciar o esquema a partir de 2 meses. Temos a vacina pentavalente, que é uma das mais importantes, ela é indispensável porque imuniza contra 5 tipos de doenças. Temos também a vacina pneumocócica 10, a meningocócica C, a vacina da poliomielite (VIP/VOP), a vacina da febre amarela. Essas são as vacinas até os 12 meses de idade, depois disso a gente dá início aos reforços que também são muito importantes”, ressaltou Fabiana Ferreira.

Além de reforçar a importância da vacinação na fase infantil, a coordenadora  também destacou a imunização para mulheres gestantes. “As mães têm um calendário muito específico. Pode ser iniciado com a vacina da Influenza. Temos a vacina da Hepatite B, que é feita no esquema de 3 doses, já sendo iniciada a partir da comprovação da gravidez. Temos também a vacina dT que é contra a difteria e tétano, que também é feita em 3 doses, sendo administradas duas doses em qualquer momento da gestação, e a terceira a partir da vigésima semana”, finalizou Fabiana Ferreira, coordenadora de imunização.