O encerramento das atividades relativas à Semana Nacional da Pessoa com a Deficiência foi na Praça da Bíblia, na tarde dessa sexta-feira (27). Estudantes com deficiência puderam realizar algumas apresentações, a Banda Euterpe Carimã também fez algumas evoluções. O momento foi de celebração de uma semana de atividades dentro da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

“Nós devemos ajudar a criança a desenvolver habilidades. Então, é importante que possamos estar discutindo essa temática, porque é uma necessidade da sociedade discutir as políticas públicas. Esse evento foi muito proveitoso para que possamos incluir de verdade. Nós precisamos viver a inclusão diariamente”, lembra Conceição Lopes, professora.

Durante a semana de 23 a 27 de agosto, com o tema “É tempo de transformar conhecimento em ação”, foram realizadas panfletagens, palestras, rodas de conversas, bate-papos pedagógicos, e um ato ecumênico encerrando.

“Essas temáticas foram de grande importância para a pessoa com deficiência, e um grito para a sociedade. Foram tratados diversos assuntos pedagógicos, sociais e trabalhistas, foi um momento impactante. Nós falamos sobre a empregabilidade da pessoa com deficiência, as lutas inspiradoras, os avanços e as conquistas, a pandemia, dentre outros assuntos. Só temos que ficar felizes, esperamos que dessa semana saiam grandes frutos“, explica Fátima Sousa, coordenadora da  Assessoria Multiprofissional da Semect.

Para a secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect),  Ana Célia Damasceno, a Política Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência na rede municipal de educação vai continuar acontecendo, pois representa também uma forma de melhorar o desenvolvimento psicomotor, físico e intelectual.

“Desde segunda-feira (23) estamos trabalhando esse tema que é a pessoa com deficiência. O prefeito Fábio Gentil, acredita nas crianças com deficiência, as pessoas com deficiência precisam ser incluídas na educação regular para que elas possam se desenvolver. Nós acreditamos na educação especial em Caxias”, Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).