Nesta terça-feira (31), conforme o Calendário do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, vírus causador da gripe, foi finalizada. No entanto, em Caxias, a vacina continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o público em geral, a partir de 6 meses de idade. Durante a campanha, o município aplicou mais de 63 mil doses do imunizante.

Fabiana Ferreira, coordenadora municipal de Imunização, destacou a quantidade de doses da vacina contra a Influenza aplicadas no município. “A Campanha superou todas as nossas expectativas, porque o Ministério da Saúde estimou que 62.206 pessoas seriam vacinadas, mas ultrapassamos esta meta e só ontem (30) vacinamos 63.539 pessoas”, disse.

A coordenadora de Imunização também explicou a importância de se vacinar contra a Influenza. “A gripe é uma doença muito séria, se você não tomar a vacina como forma de prevenção, essa doença pode te levar até a morte, pois prejudica todo seu sistema respiratório, causando pneumonia. Aquelas pessoas que estão mais vulneráveis, que são os grupos prioritários, no caso pessoas com menor idade e os idosos, são os que mais sofrem, o que não impede também pessoas mais jovens de serem acometidas pela gripe”, frisou Fabiana Ferreira.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cohab, Aline Almeida, falou dos bons resultados da Campanha de Vacinação. “De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nós tivemos bons resultados no que diz respeito a vacinação da Influenza, isso reflete o excelente trabalho desenvolvido por toda a equipe”, finalizou.