Uma parceria entre a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), a Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI-ISEC), e Hemomar Caxias, iniciou nas primeiras horas desta quarta-feira (1) uma ação para incentivar a população a doar sangue, a mesma segue até as 17h, aberto para toda a comunidade caxiense. A ação recebeu nesta manhã, professores, alunos, guardas municipais, dentre outros públicos. O vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Jr, também fez questão de fazer sua doação e convidou os caxienses a participarem dessa mobilização.

“A sensação que a gente tem, é de dever cumprido em poder ajudar as pessoas que estão precisando. E, a nossa instituição está aqui dando esse apoio. Quem está em casa também pode doar”, afirma Barbosa, guarda municipal.

A guarda sempre tem esse compromisso com a população. Dessa forma ajudamos não só com a segurança, mas também na parte da saúde”, frisa Félix, guarda municipal.

Para ser um doador o candidato deve ter acima de 50 kg, ter mais de 18 anos. A partir dos 16 anos o menor de idade, deve ir acompanhado dos pais, os mesmos devem estar bem de saúde e sem sintomas gripais. A expectativa é que durante toda esta quarta-feira, mais de 100 bolsas de sangue sejam doadas pelos caxienses. Todo esse sangue ficará disponível para atender pacientes das unidades hospitalares de Caxias e região, que por motivo de urgência em saúde precisem de bolsas de sangue.

Nós estamos aqui salvando vidas. Essa parceria é para que a gente consiga muitas doações para salvarmos vidas. E, durante o dia todo, aproximadamente 100 bolsas é a nossa meta. Então venham todos até o final do dia”, disse Elisa Torres, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

O estoque do Hemomar está precisando de sangue e buscando amenizar essa problemática a gente está fazendo essa ação. Hoje o dia todo aqui na faculdade. No Hemomar você também pode doar. Nós vamos buscar parcerias em outros locais, porque o objetivo maior é doar sangue para salvarmos vidas. Venha fazer sua doação, pode ser até você mesmo que venha a precisar no futuro. Se cada um fizer a sua parte mais pessoas serão ajudadas”, afirma Paulo Marinho Jr, vice-prefeito de Caxias (MA).

Palavras chaves: