Diversos órgãos ligados ao trânsito e a segurança do município, Estado e ao Governo Federal participaram nesta sexta-feira (3), de uma reunião para tratar sobre as ações que serão desenvolvidas na Semana Nacional do Trânsito, que será realizada de 18 a 25 de setembro. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura de Caxias e envolveu os seguintes órgãos: Ciretran, Secretaria Municipal de Segurança, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria Adjunta de Articulação Política, além da Secretaria Adjunta de Transportes e a Guarda Municipal.

“Estamos unindo forças, então essa parceria é importante. É uma ação do trânsito, mas estamos aqui para dar total apoio”, lembra Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança de Caxias (MA).

“Estamos organizando a nossa programação envolvendo os órgãos para que toda a população atente que estamos iniciando a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro. Vamos realizar palestras e divulgar vídeos educativos, o encerramento será no domingo com um passeio ciclístico”, frisa Shélida Ferreira, chefe da Ciretran Caxias (MA).

Em todo o país, diversas atividades serão desenvolvidas a fim de chamar a atenção das pessoas para um trânsito mais seguro. O tema deste ano é “Respeito e Responsabilidade, Pratique no Trânsito”.

“Este ano a gente chama a atenção da população para trabalhar a questão do respeito no trânsito, no sentido de preservar a vida”, afirma o inspetor da PRF, Lindomar.

“Nosso objetivo é promover um trânsito mais seguro, e o trabalho em conjunto é fundamental para que a gente tenha um bom resultado“, disse Sargento Moisés, secretário adjunto de Articulação Política.

Em Caxias, a abertura oficial do evento acontecerá no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no próximo dia 18 de setembro. Durante as ações, serão realizadas: carreatas, passeios ciclísticos, palestras, demonstrações em vias públicas e distribuição de panfletos informativos.

A Secretaria Adjunta de Transportes também vai estar presente em toda a programação. “É uma semana educativa para que possamos coibir os abusos no trânsito. Estaremos junto com outros órgãos para melhorar o trânsito aqui na cidade” , destaca Alberto Simão, secretário de Transportes.

O SAMU participará da semana com simulações de acidentes e estande com exposições sobre a prática educativa voltada para o atendimento ocasionado pela violência no trânsito.

“O SAMU participa diretamente,  porque queremos que diminua os acidentes de trânsito e o número de mortalidade no município. Vamos fazer demonstrações e vamos dar apoio do primeiro ao último dia da semana destas ações, e colocaremos um estande com praticas educativas”, destaca Rita Paz, coordenadora do SAMU.

A Semana Nacional de Trânsito foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, promovendo a conscientização de um trânsito mais seguro para ciclistas, condutores e pedestres.