Os primeiros selecionados do Prouni Municipal já estão estudando e nessa sexta-feira (3), conheceram todas as instalações da Instituição de Ensino que foi contratada pelo município para executar o Programa, acompanhados da gestão municipal de Caxias. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, a secretária municipal de Governo, Amanda Gentil, o vereador Mário Assunção, idealizador do projeto na Câmara Municipal, e os envolvidos no processo de implantação do Prouni Municipal, visitaram as instalações da instituição de ensino onde estudam os alunos e compartilharam sobre a importância social do Programa.

“Fazer parte de um governo que pensa na qualidade da educação de Caxias me dá muito orgulho. São pessoas que não tinham condição de pagar uma universidade, e hoje graças à Prefeitura estão estudando. Só tenho a agradecer ao prefeito Fábio Gentil. Eu tenho orgulho em dizer que hoje essas pessoas têm a oportunidade que eu tive quando entrei na faculdade”, afirma Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Esse projeto só pôde ser colocado em prática graças à vontade do prefeito Fábio Gentil, a secretária de Governo, Amanda Gentil, além do presidente da Câmara, Teódulo Aragão, que nos permitiu fazer a parte orçamentária. Hoje estamos colhendo os frutos, pois tivemos o privilégio de presenciar esses alunos em sala de aula”, destaca o vereador Mário Assunção, autor do projeto na Câmara Municipal.

O Programa Prouni Municipal seleciona estudantes oriundos de escolas públicas, ou da iniciativa privada, desde que tenham cursado com o auxílio de bolsa de estudo, priorizando pessoas de baixa renda. Ao passar no vestibular da instituição ou pela nota do Enem, o estudante se inscreve no site da Prefeitura de Caxias, e uma comissão da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT) faz a seleção. Das primeiras 15 vagas ofertadas em 9 cursos em 2021, 8 vagas foram preenchidas.

“Acho bem legal esse projeto, ele dá muita oportunidade para a cidade de Caxias. Com esse projeto abrangendo muitos alunos, os alunos vão poder fazer o curso que deseja e a cidade vai se desenvolver cada vez mais”, frisa Alan Vinícius, aluno do curso de Odontologia.

“Eu me sinto privilegiada por ter recebido essa oportunidade, porque era algo que eu sempre sonhei, e eu me sinto gratificada por isso. Esse Programa está abrindo portas para muitos alunos que não têm condição de pagar uma faculdade”, lembra Lorena Gabriele, aluna do curso de Psicologia.

“Eu sempre tive interesse em estudar porque as pessoas têm determinados comportamentos por isso escolhi essa área. O Programa Prouni Municipal vai ser uma grande oportunidade. A gestão acertou em apostar nesse projeto, e acho que vai ser um grande marco para a minha cidade”, lembra Carlos Eduardo, aluna do curso de Psicologia.

“Eu tentei e deu certo. Já estou com 20 dias estudando e espero ser uma grande arquiteta. Eu adoro desenho e acho incrível fazer projetos. Caxias é uma das primeiras cidades com esse Programa, e espero que todos possam aproveitar”, destaca Sara Laélia, aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo.

“Eu sempre quis enfermagem. Quando as pessoas verem a gente, elas vão perceber que tem oportunidade. Eu sempre apoio iniciativas assim, porque é uma oportunidade para as pessoas que não têm condição”, afirma Maria Gabriele, aluna do curso de Enfermagem.

“É uma grande oportunidade está aqui. Desde criança, eu sempre sonhei em cuidar de outras pessoas e com o Prouni Municipal mais pessoas vão ter acesso a um curso superior”, reforça Lara Milena, aluna do curso de Enfermagem.

“É um momento surreal, e para mim fazer parte da primeira turma do Prouni Municipal é uma honra”, disse Luna Letícia, aluna do curso de Direito.

O prefeito Fábio Gentil, destacou que hoje no Maranhão, Caxias é uma referência e muitos gestores já o procuram para saber como é possível implantar o Projeto em seus municípios.

“Nós sempre primamos pela legalidade fiscal, jurídica, trabalhista, acreditando que um dia Caxias pudesse ter um Projeto dessa natureza. Ficamos felizes pelo prefeito Fábio Gentil ter apostado nessa ideia, que hoje é uma realidade. A tendência é aumentar o número de alunos beneficiados”, destaca Maria Aparecida Coutinho, mantenedora do UniFacema.

“O Prouni já é uma realidade. Os alunos estão matriculados e  academicamente vinculados a cada curso e participam das atividades que a faculdade desenvolve neste período de 2021.2. Hoje temos a oportunidade de mostrar a realidade institucional aos gestores”, afirma Marcos Aurélio, Reitor do UniFacema.

“Muitos acreditavam que os estudos acabavam com o 3º ano do Ensino Médio, mas nós criamos uma lei que dá acesso de forma gratuita a um curso superior, pago pelo município. Eu tenho certeza que isso é valoroso demais. Não tem gestor público que não fique feliz com algo dessa natureza, e peço aos gestores públicos que possam dedicar um pouco mais a educação do nosso Estado e do nosso país”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).