Nessa sexta-feira (3), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil realizou uma blitz educativa dentro da Operação Corta Fogo, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros. Todos os anos esse trabalho é realizado visando evitar ocorrências de incêndios e queimadas.

“Iniciamos esse trabalho de orientação da Operação Corta Fogo, que nós fazemos no período de setembro, outubro e novembro. Nós orientamos por meio de panfletos informativos principalmente os caminhoneiros sobre jogar baganas de cigarros. Esperamos que a população nos ajude evitando fazer as queimadas de final de tarde, pois isso gera fumaça tóxica e prejudica a saúde das pessoas. Esta ação é mais uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, Polícia Rodoviária e o Corpo de Bombeiros”, destaca Capitão Malheiros, secretário adjunto de Meio Ambiente e Defesa Civil.

A Operação Corta Fogo foi lançada no dia 1º de agosto e segue até dezembro de 2021, início da estação chuvosa. O objeitvo é garantir a integridade das áreas urbanas e rurais da cidade de Caxias, por meio de ações de prevenção, monitoramento e combate aos focos de incêndio fora de controle ou não autorizados.

Como neste período a estiagem é maior, os riscos de incêndio são apresentados com maior frequência entre os meses de agosto e novembro. Dentre as principais causas de incêndios estão: descuido humano, bitucas de cigarros lançados em rodovias, queima de lixo, queimadas não controladas em áreas de roças, dentre outras.

Por isso, para evitar a destruição de plantações e construções rurais, perda de remanescentes florestais, morte de animais silvestres, poluição do ar, problemas de saúde, agravamentos do aquecimento global, acidentes e mortes de pessoas, o convite à sociedade caxiense é para que haja um engajamento de toda a população, afinal o benefício é para todos.

Neste sábado (4), o Capitão Malheiros também esteve no Programa Contraponto da Rádio e TV Guanaré, tratando sobre a Campanha Corta Fogo e lembrou que a população é a grande aliada do poder público.

“A gente pede para a população que colabore, não só com a Operação Corta Fogo, mas com o meio ambiente, a vida e o seu semelhante. Nós estamos passando por um momento difícil, então pedimos que os caxienses denunciem e acionem as nossas equipes, ligando para o número 193 do Corpo Bombeiros e também a Blitz Urbana, através do número (99) 98540 6413, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil por meio do telefone (99) 3421 8513”, lembra Capitão Malheiros, secretário adjunto de Meio Ambiente e Defesa Civil.