Nessa sexta-feira (3), a Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Coordenação da Regularização Fundiária, realizou a entrega de 18 títulos de propriedade para famílias do bairro Volta Redonda. Para as famílias beneficiadas, o momento significa a realização de um sonho. A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura.

“Eu estou satisfeito com esse documento. Quero agradecer ao prefeito de Caxias por esse serviço importante”, disse Antônio do Nascimento, morador da Volta Redonda.

“É um prazer imenso para nós moradores do bairro Volta Redonda, ter os documentos de nossas casas regularizados. Só temos motivos para agradecer este serviço”, lembra Cid Santos, morador da Volta Redonda.

“É um sonho realizado, estou muito feliz. Agradeço de coração ao Prefeito!”, disse Dona Regina da Costa, moradora da Volta Redonda.

A solenidade foi prestigiada pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil, pela secretária municipal de Governo, Amanda Gentil, pelo assistente social da Regularização Fundiária, Joel Gaspar, além do vereador Catulé e outros parlamentares.

“Nós estamos fazendo esse trabalho com todo apoio da gestão municipal. Hoje são 18 famílias sendo contempladas de forma direta no bairro Volta Redonda. Estamos passando também pelo bairro Nova Caxias, onde mais de 2 mil famílias vão receber o título definitivo de propriedade. A regularização vai chegar também nos bairros Cohab e José Castro, e sabemos que vai passar por toda cidade”, disse Joel Gaspar, assistente social da Coordenação Municipal de Regularização Fundiária.

“Até hoje nós contamos nos dedos os municípios que se preocupam com uma situação tão séria como essa. Você mora 20 e até 40 anos em uma casa, tem a posse do terreno, mas não tem a escritura para chamar o terreno de seu, no entanto, a regularização fundiária tem conduzido esse processo com rapidez. Hoje esses moradores estão recebendo o título oficial”, disse Catulé, vereador.

“Com esse projeto nós estamos levando dignidade para as pessoas. Nós já entregamos na Vila Esperança, no Luiza Queiroz, na Tia Joana, e hoje 18 famílias do bairro Volta Redonda estão com a documentação de suas casas regularizadas. Para essas famílias, essa é a realização do sonho, agora os terrenos pertencem a essas famílias, então isso é muito importante”, reforça Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

A regularização fundiária em Caxias iniciou pela Vila Esperança, e segue pelos bairros Luiza Queiroz, Vila São José, Nova Caxias e Cohab, abrangendo toda a zona urbana e parte da zona rural de Caxias. O objetivo é regularizar todos os terrenos do município, para que as pessoas possam dizer que são os verdadeiros proprietários dos seus terrenos ou das casas onde residem, pois a maioria das famílias têm apenas o comprovante de compra e venda, mas não contam com o título de propriedade.

“Todos que precisam serão beneficiados. Nós fazemos todo o levantamento da cidade, e estamos trabalhando para que outras comunidades sejam beneficiadas. A gente faz o nosso serviço, a regularização tem prestado um serviço de excelência para a população caxiense. No final da nossa gestão, Caxias será o município que mais concedeu título de propriedade. Hoje já somos referência com esse documento oficial, vocês, de fato e de direito são donos da terra”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).