Em alusão à Campanha Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Rede de Atenção Psicossocial, realizou na última quarta-feira (8) mais uma live, dessa vez abordando o tema “Desmistificando a psiquiatria e os principais transtornos mentais, e o uso abusivo de álcool e outras drogas”. A live que foi transmitida pelo instagram da Secretaria Municipal de Saúde (@secretariasaudecx), foi mediada pelo coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, Luís Fernando, e teve como convidados o psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III), Carlos Alexandre e o Prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Luís Fernando, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, destacou a importância das lives para levar informação à população. “Estamos no mês Setembro Amarelo, e a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação da Rede de Atenção Psicossocial, está realizando esses momentos informativos por meio de lives. Iniciamos as atividades da Campanha Setembro Amarelo no dia 1º de setembro e vamos ao longo desse mês ter esses momentos, hoje com a presença de um psiquiatra, e nas próximas semanas teremos psicológicos e outros profissionais que trabalham com a questão do suicídio. É muito importante levar a informação, porque através dela é possível prevenir e salvar vidas, é esse o nosso objetivo”, disse.

O psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III), Carlos Alexandre, ressaltou que o acompanhamento profissional para alguém com transtorno mental é fundamental. “Existem os comportamentos para suicidas, quando o indivíduo não tem o desejo de cometer o suicídio, sendo perigoso, porque se ele já tem o comportamento para suicida, é porque ele tem um transtorno mental, que se não tratado adequadamente pode evoluir. Passa a ser um comportamento suicida, quando o indivíduo começa de fato a planejar e ter o desejo de cometer o suicídio. Falamos sobre essa questão, os pais, os familiares, os cônjuges e os amigos precisam ficar muito atentos a isso, para estar tentando levar essa pessoa para um atendimento psiquiátrico e com psicólogo, fazendo esse atendimento multiprofissional”, frisou.

A Campanha do Setembro Amarelo teve início em 2015 no Brasil, e tem como objetivo conscientizar e prevenir os casos de suicídio no país e ressaltar valorização a vida.  O prefeito Fábio Gentil lembrou que novos psiquiatras estão integrando à rede municipal de saúde de Caxias para dar suporte a pacientes pós-covid-19. Além de destacar que irá implantar na Policlínica de Atendimento Médico (PAM) o serviço de psicologia. “Quando se fala em covid-19, nós falamos do período pós-covid-19, que também é traumático para a saúde mental e emocional. É importante que a gente comece a discutir o que pode ser feito para essas pessoas, eu tenho amigos que sofrem diariamente com tudo aquilo que a covid-19 causou. Então, é necessário que a gente implemente novas políticas. Estamos trabalhando sem medir esforços, para que possamos reestruturar e reorganizar com a opinião de profissionais e da população de Caxias, aquilo que tange o que é melhor na saúde mental. Já autorizamos novos psiquiatras que irão contribuir para que nós possamos ter aquilo que desejamos, um apoio necessário a todos aqueles que têm o pós-covid-19 e também vamos implementar no PAM a psicologia”, disse.

O vereador Teódulo Aragão  também participou da live e destacou que a Câmara Municipal está à disposição dos profissionais da saúde mental. “Vamos aproveitar a legislatura que nós temos hoje em Caxias, porque ela está de braços abertos para ajudar a psiquiatria e psicologia, através dos CAPS e dos profissionais, e o que a gente puder fazer dentro da Câmara Municipal, por meio da ajuda de vocês, trazendo projetos que a gente possa apresentar para a sociedade e para o executivo, através do Prefeito Fábio Gentil, pode ter certeza que vai ter nosso apoio incondicional, não só meu, mas de todos os vereadores”, finalizou.