A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR) de Caxias, realizou uma campanha de doação de sangue na Unidade Básica de Saúde do Povoado Brejinho. A campanha aconteceu nesta terça-feira (14) e arrecadou mais de 40 bolsas de sangue.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Povoado Brejinho, Rochelly Oliveira, frisou a importância da realização da campanha de doação de sangue da unidade. “O intuito desta campanha é mobilizar a nossa comunidade para a necessidade da doação de sangue. Infelizmente, por conta da pandemia os bancos de sangue estão praticamente desabastecidos e a quantidade de pessoas que precisam de uma bolsa de sangue para sobreviver só aumenta. Nós, enquanto equipe, temos a obrigação de favorecer esses eventos e abraçar essa causa tão nobre que é a doação de sangue”, disse.

Rochelly Oliveira também fez um convite a população para doar sangue. “Se você está saudável, é maior de 16 anos, dorme bem, está alimentado e não tem nenhuma doença infectocontagiosa, dirija-se até um banco de sangue e seja um doador. Não deixem que vidas sejam perdidas pela falta de sangue”, ressaltou a enfermeira.

Maria José, assistente social do Hemomar de Caxias, falou sobre a parceria com a Unidade Básica de Saúde do Povoado Brejinho. “O Hemomar não está conseguindo atender a demanda nos casos de urgência e emergência porque a pandemia continua, mas as cirurgias também não pararam. A campanha foi muito boa, a parceria entre o Hemomar e a equipe da UBS do Brejinho foi muito gratificante, valeu muito a pena. Podemos dizer que a campanha teve um saldo positivo, tendo em vista que foi possível coletar mais de 40 bolsas de sangue e isso vai fazer uma diferença no estoque de sangue do Hemomar de Caxias”, finalizou.