A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (14), uma reunião com médicos e enfermeiros da Atenção Primária de Saúde para discutir sobre a nota técnica do Ministério da Saúde que trata do manejo adequado de pessoas com hipertensão arterial e diabetes.

Na ocasião, os profissionais também fizeram planejamento para a realização de uma capacitação sobre a nota técnica para os demais profissionais da rede de Atenção Primária de Saúde do município.

Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária de Saúde, destacou que a discussão da norma técnica com os profissionais de saúde tem como objetivo melhorar a assistência para a população com hipertensão e diabetes. “Hoje estamos aqui no auditório do SAMU, junto com alguns profissionais da Atenção Primária de Saúde, fazendo a discussão da nota técnica. Vamos priorizar a capacitação dos profissionais de saúde nessa linha de cuidado, para que nossa equipe atue conforme os protocolos do Ministério da Saúde e as diretrizes clínicas preconizadas pelo sistema de saúde”, disse.

O coordenador da Atenção Primária de Saúde também falou sobre o planejamento da capacitação para os demais profissionais da rede. “Todos os profissionais da Atenção Primária terão um padrão, preconizado de acordo com o que o Ministério da Saúde determina, que são os exames, as consultas médicas, consultas de enfermagem, o acompanhamento do paciente hipertenso e diabético. Aqui a gente está planejando esse momento, que teremos com todos os profissionais para que eles se atualizem e possam prestar um bom cuidado para a população de Caxias, da zona urbana e rural”, destacou Rubenilson Luna.

Marisa Costa, enfermeira da Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco, ressaltou que a capacitação vai trazer benefícios tanto para os profissionais, quanto para os pacientes. “A Atenção Primária tem que estar fazendo uma relação de cuidado contínuo com o paciente, garantindo a equidade e a integralidade dos serviços prestados a comunidade. O hipertenso e o diabético são uma subpopulação que demanda bastante atendimento, assim alinhamos a equipe da melhor forma para prestar um atendimento mais qualificado a este grupo”, frisou.