A Prefeitura de Caxias, em parceria com diversos órgãos da gestão municipal, estadual e federal, estão preparando uma vasta programação para levar ações de conscientização para a população caxiense. Os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) farão parte da ação, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ciretran, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Transportes, Secretaria Municipal de Segurança (Guarda Municipal), Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Adjunta de Articulação Política, Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A abertura da Semana Nacional do Trânsito que tem como tema “Respeito e responsabilidade, pratique no trânsito”, vai acontecer na manhã de 18 de setembro, no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-316. Ao longo da semana serão realizadas palestras, panfletagens, blitz educativas, demonstrações e para encerrar um grande passeio ciclístico.

“A Semana Nacional do Trânsito ocorre anualmente, e este ano vamos trabalhar com o tema “Respeito e Responsabilidade, pratique no trânsito”, isso com o intuito de chamar a atenção da população para que possamos ter um trânsito mais seguro”, afirma Lindomar, inspetor da PRF.

“É muito importante divulgarmos esta campanha para que as pessoas possam se conscientizar cada vez mais no trânsito”, disse Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“É fundamental que a população saiba e participe da campanha. Hoje estamos fazendo a definição dos pontos e a atuação de cada corporação durante a semana”, destaca Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

“A Semana de Trânsito é um momento de conscientização que vamos levar para a sociedade, contamos com a parceria e o apoio de diversos órgãos. Para o Dia D, temos uma demonstração das ações de cada órgão”, disse Sargento Moisés, secretário municipal adjunto de Articulação Política.

“O Ciretran faz trabalhos educativos e nós estamos com um cronograma fechado durante toda a semana. Temos ações conjuntas e educativas dentro das escolas, uma das ações é o Programa Direção Certa, que lida com ações educativas em bares e restaurantes, faremos a demonstração do etilômetro na Avenida Senador Alexandre Costa para incentivar as pessoas a não consumir bebida alcoólica e dirigir”, afirma Alayne Sales, representante da Ciretran.

“Nós vamos divulgar e alertar as pessoas sobre as infrações no trânsito, e vamos fazer a prevenção junto com outros órgãos para reduzir os índices de acidentes em nossa comunidade. Tirando a pandemia, os casos que mais preocupam são os acidentes. Com essas ações nós vamos conscientizar a população para reduzir esses índices”, frisa Ítalo George, representante do SAMU.

“O objetivo é tentar praticar no trânsito aquilo que a gente acredita que tenha valor para o ser humano, que é o respeito e a responsabilidade. Então, a SEMECT se coloca à disposição para trabalharmos esse tema”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Passeio Ciclístico

A Semana Nacional do Trânsito em Caxias também vai contar com a colaboração e parceria do Caxias Bike Adventure (CBA), que vai contribuir com o encerramento do evento no dia 25 de setembro de 2021, com um grande passeio ciclístico. O convite é estendido a todos os ciclistas e a população em geral.

“Nós planejamos um percurso que dê para as pessoas participarem, sendo 50% descida, 40% em linha reta e apenas 10% de subida leve. Haverá 150 camisas para as 150 primeiras pessoas que se inscreverem, bastando doar 2 kg de alimentos. Mas se a pessoa não quiser fazer a doação, mesmo assim ela participa do passeio tranquilamente, é totalmente grátis o passeio”, frisa Cláudio Bezerra, presidente do Caxias Bike Adventure.

ATENÇÃO – A doação dos alimentos não será obrigatória, é apenas uma condição para receber a camisa. Para se inscrever para o passeio basta seguir o link abaixo: https://app.sprinta.com.br/event/1173561392e1739f22