SAÚDE/MULHER – Crianças e adolescentes do Projeto Arte e Música recebem palestra da Campanha Setembro Amarelo
Nesse sábado (18), no Espaço Cultural da Cohab, onde são desenvolvidas as aulas do Projeto Arte e Música da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, mães e pais estiveram presentes no evento que discutiu a importância dos cuidados com a saúde mental. A psicóloga, Brenda Stefany, conduziu os trabalhos.
“A gente já consegue ver que algumas crianças e adolescentes trazem uma carga emocional um pouco pesada. Eu pergunto o que elas têm, como estão passando. Elas gostam de falar, e é importante esse processo, porque elas conseguem botar pra fora o que estão sentindo”, afirma Thais Araújo, instrutora.
“Eu acho importante ouvir coisas novas, que não sabemos, para que a gente esteja aprendendo cada vez mais”, disse Lara Lorrane, aluna do Projeto Arte e Música.
“A Campanha Setembro Amarelo é importante em qualquer situação, principalmente nessa fase onde as crianças estão formando conceitos sobre a sua vida. Então, desde cedo é importante falar sobre a campanha”, destaca Edna Pires, mãe de aluna.
“É extremamente relevante, porque as crianças conseguem identificar as emoções e se posicionar de uma forma mais tranquila diante de situações mais difíceis e assim saber direcionar qual o melhor caminho”, afirma Brenda Stefany, psicóloga.
A gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estão levando as informações sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida a todos os ambientes, sejam públicos ou privados, o objetivo é ajudar a população no gerenciamento das suas emoções. Quando o gerenciamento adequado acontece os adoecimentos diminuem bastante. Atualmente o Projeto Arte e Música assiste aproximadamente 160 crianças e adolescentes. O público, em sua grande maioria são filhos das mulheres que também fazem parte do Programa Mulheres em Movimento, da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
“Aqui é uma roda de conversa sobre a valorização da vida, com as meninas do Projeto Arte e Música, sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida. Estamos fazendo essa ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que está ajudando as crianças a enfrentar seus medos e as situações”, disse Elisa Torres, secretária municipal adjunta da Mulher.
“Durante quase dois anos de Pandemia, as crianças também sofreram um pouco por não entenderem porque tinham que usar máscara e evitar sair de casa. Então, a gente precisa preparar essas meninas a encontrar caminhos. Nós temos que buscar ajudar elas a enfrentar esses traumas. Hoje é também papel dos profissionais da saúde, orientar essas crianças a passarem por esse momento”, lembra Nando Santos, coordenador do Projeto Arte e Música.