Dando continuidade ao cronograma de ações da Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial, realizou nesta segunda-feira (20), no auditório do Memorial da Balaiada, uma reunião com representantes das unidades de saúde do município juntamente com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres para discutir sobre a qualidade e a efetividade da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para a população caxiense, além de debater formas de como as unidades de saúde, secretarias e órgãos de segurança podem contribuir com a RAPS.

Luís Fernando, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, destacou a importância da reunião para a melhoria dos serviços de saúde mental do município. “Estamos começando um momento histórico, entendendo que a saúde mental sozinha não tem condições de estruturar uma rede, mas com todos os serviços é possível dar um maior cuidado para o paciente com sofrimento mental. Foi muito positivo esse momento de discussão e reflexão, que não vai ficar só aqui, uma vez que é um trabalho contínuo, e o que se percebe é que todos estão muito motivados a nos ajudar a construir uma Rede de Atenção Psicossocial eficaz e necessária para o nosso município”, disse.

Camila Lopes, coordenadora da Média Complexidade, falou sobre a relevância de se discutir o melhor manejo de pacientes com transtornos mentais. “Nós temos uma rede integrada e é através dessas reuniões, que a gente pode discutir o fluxo do paciente, onde ele vai chegar, como ele vai ser assistido e qual órgão de saúde é responsável pela assistência integrada desse paciente. Estamos aqui hoje reunindo com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para poder dialogar nesse mês tão importante que é o Setembro Amarelo, a importância de atender e assistir esse paciente”, ressaltou.

Para o coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Rubenilson Luna, o cuidado com a saúde mental é essencial neste momento de cuidados pós covid-19. “O propósito aqui é se reunir e organizarmos toda rede, todos os serviços dentro da saúde, através de protocolos clínicos, conforme o que preconiza o Ministério da Saúde. A saúde mental é uma grande demanda, principalmente agora que a pandemia teve uma diminuída, mas deixa bastante sequelas, o que chamamos de cuidados pós covid-19. A saúde mental da população foi bastante afetada por conta do isolamento social e toda problemática que a pandemia trouxe para nós. Então, preocupados com isso, decidimos nos reunir para discutir qual o melhor papel e ação a ser feita em todos os pontos de serviço da saúde”, detalhou.

“O SAMU é um dos primeiros órgãos a serem acionados, principalmente quando os pacientes estão em surtos, por isso, nós juntamente com os outros órgãos, vamos tentar o melhor manejo para esses pacientes”, frisou Alba Caroline, enfermeira do SAMU Caxias.

“É um mês muito importante onde estamos tratando de valorização da vida. Essa reunião hoje, junto com todas as repartições da Secretaria Municipal de Saúde, para tratar disso, é inédita e eu me vi na obrigação, como presidente da Câmara Municipal de Vereadores, de também participar”, disse Teódulo Aragão, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias (MA).