Na manhã desta quarta-feira (22), servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura receberam representantes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município para uma roda de conversa sobre a Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida. A ação aconteceu em todos os setores com a apresentação da campanha, entrega de panfletos e adesivos.

A campanha deste ano tem como tema ‘Agir Salva Vidas’, e chama a atenção do público para os sinais de alerta, fatores de risco, quando e onde procurar ajuda. “Aqui vemos um público muito masculino, e sabemos que os homens têm mais dificuldade de expressar o que estão sentindo ou pedir ajuda, por isso, nós alertamos que as pessoas busquem ajuda quando necessário, principalmente ouvindo o outro. Saúde mental não é frescura, é coisa séria”, afirma Luís Fernando, psicólogo e coordenador do RAPS.

Para o secretário de Infraestrutura, José Miguel, a ação foi muito importante para os servidores. “Se todo mundo soubesse ouvir o outro ou até mesmo procurar ajuda quando necessário, muita coisa teria sido evitada”, destaca o secretário.

A assistente social da Sinfra, Daniele Barradas, também acompanhou a ação e fez orientações aos servidores. “A campanha do Setembro Amarelo é pertinente, pois sabemos que muita gente passa por situações de depressão, sofrimento e angústia. Trazendo essas informações podemos contribuir, evitando que algo de ruim aconteça aos nossos colaboradores”, reforça.

No panfleto apresentado aos servidores, a pessoa deve procurar ajuda quando tiver alguma doença psiquiátrica, histórico de tentativa de suicídio anterior, histórico familiar de suicídio, uso de drogas ou doença mental, doença física e nenhum apoio social. Os atendimentos acontecem em qualquer pronto socorro da cidade, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Geral, Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial nas modalidades CAPS II, III e CAPS AD III.