Na tarde dessa quinta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial, desenvolveu mais uma ação em alusão à Campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Desta vez, a atividade foi realizada com alunos do Colégio Militar Tiradentes, que participaram de uma palestra sobre prevenção ao suicídio, a importância do cuidado com a saúde mental e de estar atento aos sinais de transtornos mentais em pessoas próximas. Além disso, os alunos receberem informações sobre os serviços oferecidos pela Rede de Atenção Psicossocial do município.

Diana Farias, assistente social do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), explicou sobre as informações dadas aos estudantes durante a palestra. “Nós falamos sobre o nosso serviço de saúde, e logo após abordamos sobre o tema depressão, que é um dos fatores que mais levam as pessoas a cometerem suicídio, 90% desses casos são de pessoas que tem algum tipo de transtorno mental. Alertamos os alunos em relação aos cuidados e perceberem os sinais de quando os colegas estiverem precisando de ajuda, essa atenção é muito importante na idade deles”, disse.

O psicopedagogo, Antônio Willian, destacou a importância de levar esse tipo de informação aos alunos. “Prevenção ao suicídio é assunto pertinente e essa temática é recorrente, vez ou outra nós temos demandas relacionadas a isso. A conscientização dos alunos com essa temática é fundamental para que possamos diminuir possíveis problemas”, frisou.

“Achei muito interessante, mesmo que eu já tenha um conhecimento do tema, aprendi algumas coisas novas como, pessoas que apresentam sinais de ansiedade agravado e sobre pessoas que têm a possibilidade de ajudar as outras, mas acabam não ajudando”, ressaltou o aluno do Colégio Militar Tiradentes.