Órgãos que integram o Sistema Nacional do Trânsito realizaram uma ação conjunta no Complexo Turístico Balaiada. Foi feita uma exposição dos materiais utilizados durante as ações de conscientização e acidentes no trânsito. A Semana Nacional do Trânsito segue até 25 de setembro. Este ano o tema abordado é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

“Focamos muito no público infantil. Não existe um fiscal melhor do que a criança para cobrar dos pais o uso do capacete e do cinto de segurança”, destaca Shéllida Ferreira, chefe da Ciretran.

“Esse material é usado em acidente veicular, ele corta e expande a estrutura do carro. Os bombeiros fazem o serviço de retirada da vítima e entrega para o Serviço de Atendimento móvel de Urgência (SAMU)”, frisa Tenente Leandro, do Corpo de Bombeiros.

“Junto com outros órgãos, estamos no sexto dia fazendo esse trabalho de conscientização no trânsito. Nesta semana, vamos fazer apenas as orientações, na próxima semana vamos estar cobrando sobre respeito e regras no trânsito”, afirma Aspirante Sá, polícial militar.

Atores e atrizes com maquiagens realísticas demonstraram o quanto a presença no trânsito de forma equivocada pode resultar em prejuízos físicos.

“Sabemos que a educação no trânsito é um processo contínuo. Estamos na Semana do Trânsito, e nós da comissão de frente na saúde, vamos demonstrar os tipos de traumas e o que podemos fazer para que eles sejam evitados. Vítimas de traumas precisam ter um atendimento específico. Às vezes no local do acidente tem pessoas que ajudam com boa intenção, mas acabam causando no paciente uma lesão ainda mais grave, por isso é importante esperar o socorro”, afirma Rita Paz, coordenadora do SAMU.

“O trânsito é o dia a dia. A ação é apenas para chamar a atenção das pessoas para o respeito às regras. Nós estamos revitalizando a pintura das vias e cuidando das placas. Caxias é uma das cidades mais bem sinalizadas. O que pedimos é que as pessoas respeitem as regras no trânsito”, afirma Alberto Simão, secretário municipal adjunto de Transportes.

Alunos do Ensino Médio e do Projeto Samuzinho na escola estiveram presentes para acompanhar as informações sobre como proceder no trânsito.

“Quando o sinal está fechado, utilizamos a faixa de pedestre. O carro só pode passar quando o sinal estiver verde. Não podemos andar sem o cinto. Eu peço humildemente para que pessoas sigam as regras no trânsito”, frisa Flávia Milena, aluna do Projeto Samuzinho.

“A pessoa ao conduzir um veículo, usar sempre o cinto de segurança ou o capacete e não fazer ultrapassagem proibida”, destaca Mariele Ferro, aluna do Projeto Samuzinho

“Nós devemos dar a importância devida no trânsito. Uma das maiores perdas de jovens está no trânsito. No último fim de semana perdemos dois alunos por acidentes de motocicletas. Estamos aqui para trabalhar essa questão, unir forças e levar aos nossos estudantes o que é o trânsito”, reforça Marciana Macêdo, gestora da URE.

“Nas escolas, nós trabalhamos como é importante a educação no trânsito. O tema deste ano é muito bom. Se todos observarem o quanto a nossa responsabilidade salva vidas, todos irão se conscientizar ainda mais e isso é importante em qualquer idade. Muitas pessoas pensam que podem dirigir alcoolizadas. A sua direção tem que ser cuidadosa, para que quem esteja ao seu lado, possa estar seguro”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT).

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacou a importância da população estar envolvida para que o trânsito possa trazer paz e tranquilidade. É possível um trânsito seguro, quando todos respeitam a sinalização.

“É necessário que todos participem. O entendimento de que o trânsito salva vidas deve ser de todos. É importante que possamos repensar sobre a vida, para que possamos reduzir os acidentes no trânsito e reduzindo os casos de urgência e emergência, eu não tenho dúvida os hospitais serão desafogados”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

No encerramento haverá um grande passeio ciclístico com percurso de 7 km, com a saída do Mirante da Balaiada, a partir das 16h30. O passeio ciclístico que acontece no dia 25 de setembro, contará com o apoio do Caxias Bike Adventure (CBA).

Vale destacar que os primeiros 150 inscritos que doarem 2kg de alimentos não perecíveis, receberão uma linda camisa do evento. O link para a inscrição é: https://app.sprinta.com.br/event/1173561392e1739f22.