Como parte das ações alusivas a Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), através do Programa Saúde na Escola, realizaram o “Workshop Agir Salva Vidas” para professores, gestores e funcionários da SEMECT, com objetivo de dialogar e levar informações sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida. A ação ocorreu no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC).

Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), falou sobre o objetivo da ação com professores e gestores. “Para finalizar a Campanha Setembro Amarelo promovemos um workshop, o nosso público alvo foram os gestores, professores e funcionários da Secretaria de Educação. Dessa forma, os professores poderão levar para as salas de aulas os conhecimentos adquiridos com os profissionais de saúde para que as crianças entendam que não estão sozinhas e que busquem ajuda quando necessário”, frisou.

Luís Fernando, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, destacou a importância de levar informações sobre saúde mental para as salas de aula. “Não é só o Setembro Amarelo, é de janeiro a janeiro, porque é uma realidade que a gente têm acompanhado cada vez mais crescente, então é muito importante transmitir essas informações. Hoje estamos aqui com a secretária de Educação e com os professores que são peças fundamentais para que possamos fazer a descoberta de alunos que têm comportamento autolesivo e que estão passando por problemas psicológicos, para que um tratamento prévio possa prevenir uma ideia ou até mesmo uma tentativa de suicídio”, disse.

Para o professor Alexandre Aires, os profissionais da educação são parte importante no processo de identificar possíveis sinais de transtornos mentais em alunos. “Estou feliz por estar nessa reunião com vários professores, para tratar de um assunto tão importante que é a prevenção do suicídio. Nós, como professores, atuamos observando os alunos na sala de aula, conhecemos o dia a dia deles e ao notarmos qualquer diferença, atuamos junto com a direção da escola. Como professores também damos conselhos e conversamos. É muito importante ficarmos atentos para que não aconteça esses tipos de problemas”, conta.