Encerrando a Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Mulheres em Movimento, realizou na Praça Dom Luís Marelim o “Aulão Amarelo”. O evento contou com a presença de um grande público, além de representantes das Secretarias de Políticas para as Mulheres, Assistência e Desenvolvimento Social e Saúde, órgãos que estiveram envolvidos diretamente na Campanha.

Ana Lúcia Ximenes, secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, ressaltou a importância do cuidado com a saúde mental. “O trabalho da assistência visa levar conhecimento e conscientização para as pessoas, onde cada um de nós temos que ter a preocupação com a saúde da mente, porque é ela quem comanda o nosso corpo. Nós estamos no encerramento e vamos entrar para o outubro rosa, então pedimos a todos que ao perceber qualquer sinal de alerta, que ajude, porque é essencial que as pessoas que sofrem de transtornos mentais se sintam acolhidas”, disse.

Para Suany Froz, coordenadora da Proteção Social Básica, a Campanha Setembro Amarelo teve um balanço positivo. “Nós da assistência social, durante todo o mês de setembro, realizamos várias ações alusivas à campanha e consideramos que conseguimos cumprir com o principal objetivo por meio das ações de valorização da vida”, conta.

“Essas ações que realizamos junto com a Secretaria de Saúde, para valorização da vida, foram muito importantes. Fizemos ações nos bairros Vila Paraíso e Cohab, e hoje estamos aqui no encerramento do Setembro Amarelo”, disse Elisa Torres, secretária adjunta de Políticas para as Mulheres.

O vereador Professor Chiquinho, frisou o cuidado com a saúde mental. “Essa alegria em dançar e se divertir melhora o ânimo. Hoje na Câmara Municipal de Vereadores de Caxias, no encerramento, foi muito bem colocado pelos psicólogos que você precisa estar bem com a saúde mental para que todo o corpo esteja saudável”.

Ao longo da Campanha muitas ações foram desenvolvidas, dentre palestras, rodas de conversas, sensibilizações, panfletagens e transmissões pela internet.

Para Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o cuidado com a saúde mental deve ir além da Campanha Setembro Amarelo. “A gente vê que é uma campanha no mês de setembro, mas que tem que permanecer durante todo ano. Em um aulão como esse que tem dança, estimula as pessoas verem que a vida é bela e vale a pena viver”, frisou.

O aulão foi uma forma de demonstrar que uma das maneiras de superar o adoecimento emocional e garantir a alegria de viver é pela prática de exercício físico. “É mais do que comprovado que um dos grandes aliados para pessoas com transtorno mental é a atividade física, pois ela traz a alegria, melhora o humor, o sono e a capacidade de liberar endorfina, e a sensação de bem-estar”, disse Allison Lima, profissional de Educação Física.

Para Nando Santos, coordenador do Programa Mulheres em Movimento, o aulão é uma maneira de aumentar a autoestima e a integração. “Essas mulheres a partir do momento que estão juntas, elas se fortalecem e tem uma série de profissionais trabalhando isso com elas”, disse.

Muitas mulheres compareceram ao aulão, durante o evento elas se divertiram e cuidaram da saúde do corpo e da mente. Dentre elas, Eliseuda Macêdo que ressaltou os incentivos que a atividade traz.“É um ânimo para muitas pessoas, pois levanta nossa autoestima para enfrentar os problemas de cabeça erguida”, disse.

A jornalista Raya Monteiro que passou por muitas dificuldades devido à covid-19 também esteve presente no evento mostrando ser um exemplo de superação, durante o aulão a jornalista celebrou a vida. “Me sinto feliz de estar aqui dividindo essa alegria em uma causa tão nobre como o Setembro Amarelo”, comemorou.