A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta sexta-feira (1º), a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha está acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e segue até o dia 29 de outubro de 2021.

A médica da Unidade Básica de Saúde do bairro Eugênio Coutinho, Elayne Cristina, explicou como está funcionando a campanha. “Nesta UBS, nós temos 11 agentes comunitários de saúde, que farão uma busca ativa na comunidade, de crianças de 0 a 15 anos que não estão com a vacinação em dia. Infelizmente creio que por falta de informações, muitas mães e pais deixam de comparecer nas unidades e trazer essas crianças. Os agentes comunitários de saúde estão justamente para fazer a busca ativa, de ir no ambiente de moradia desses pacientes e verificar quem são essas crianças que não completaram suas vacinações”, disse.

A médica ainda frisou os riscos que as crianças que não são vacinadas correm durante a vida. “Existem algumas vacinas que previnem contra doenças gravíssimas e aquelas que podem agravar, como sarampo, rubéola e meningite, além da poliomielite que traz problemas mais sérios para as crianças, por isso, é muito importante manter a caderneta de vacinação em dia”, disse Elayne Cristina.

A mãe Dulcineide dos Santos destacou a importância da vacinação. “Eu acho muito importante trazer minha filha para vacinar, pois lhe protege de muitas doenças”, disse.