Nesta sexta-feira (1º), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional de Caxias completa 16 anos de serviços prestados à população do leste maranhense. Contando com mais de 80 funcionários, entre condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e demais profissionais, a equipe do SAMU também conta com sete ambulâncias de suporte básico e avançado, além de três motolâncias. A unidade realiza mais de 2 mil atendimentos mensais somente em Caxias.

Para Rita Paz, diretora do SAMU Regional Caixas, a data é motivo de comemoração pelos anos de serviços de qualidade prestados aos caxienses. “Comemorar essa data é motivo de alegria, porque são 16 anos de muito trabalho e responsabilidade à frente dessa luta diária, que é salvar vida. Estamos à frente desse trabalho há quase 5 anos, juntamente com nosso parceiro que é o Prefeito Fábio Gentil, a nossa equipe da Secretaria Municipal de Saúde e todos que fazem a saúde de Caxias”, destaca.

Além de Caxias, o SAMU também é responsável pela regulação nos municípios onde estão localizadas as bases descentralizadas, a exemplo de: Coelho Neto, Afonso Cunha, Duque Bacelar, Buriti, Matões, Parnarama, Aldeias Altas, São Francisco do Maranhão e São João do Sóter. Nas bases descentralizadas o SAMU conta com uma ambulância de suporte básico, com equipes compostas de técnicos de enfermagem e condutores. O município de São Francisco do Maranhão também conta com uma ambulância de suporte avançado.

“A gente vem evoluindo, ampliando e crescendo a cada dia em todos os aspectos. Desde que nós assumimos a gestão do SAMU Regional Caxias, em janeiro de 2017, no decorrer da nossa gestão houve uma ampliação gigantesca da equipe, nós conseguimos habilitar três motolâncias, acrescentar mais um suporte avançado e habilitar mais dois suportes básicos, porque só tínhamos três”, destacou Rita Paz, diretora do SAMU Caxias (MA).

Além disso, neste ano a administração do SAMU Regional Caxias já iniciou a elaboração de um projeto para renovação das frotas de Caxias e dos municípios da região. “Estarei fazendo o cadastramento dos nossos municípios para renovar e para que cada município receba uma ambulância nova, para que possamos melhorar a nossa forma de atendimento”, finaliza Rita Paz.

Durante os 16 anos de existência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) trabalhou em prol de salvar vidas, levando atendimento de qualidade e humanizado para a população de Caxias e região.