Idosos de vários Centros de Convivência espalhados pela cidade, estiveram reunidos no Parque Balneário Veneza, nesta terça-feira (6), participando das atividades recreativas da Semana Nacional do Idoso, que segue até sexta-feira (8). Psicólogos e profissionais de educação física, promovem atividades voltados a saúde, bem-estar e mais  qualidade de vida. Entre os idosos que participaram a maioria eram mulheres que estavam com saudades, afinal a pandemia deixou todo mundo parado e dentro de casa por muito tempo.

“Realmente ficamos dentro de casa, mas eu não tive medo. A gente tem que superar, foi difícil para todo mundo. Esse retorno está sendo muito bom, porque eu gosto de dançar, de sorrir”, afirma Maria de Fátima, assistida do CCI da Trezidela.

“Quando a gente fazia atividade todo dia eu não sentia dor, com a pandemia as dores voltaram. Agora temos que correr atrás e recuperar tudo, fazer hidroginástica e outras atividades”, disse dona Laura Pereira, assistida do CCI Ponte.

“Os idosos são do grupo de risco e a gente percebeu um agravo nessa população, é muito importante realizar esse trabalho com eles”, afirma Luís Ricardo, psicólogo.

Os trabalhos vão seguir com orientações, já que as atividades presenciais estão retornando gradualmente, afim de que os idosos possam ter acesso aos seus direitos e políticas públicas de cuidado e atenção durante a Semana do Idoso. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que os idosos no Brasil representam quase 30 milhões de Brasileiros, ou seja, pouco mais de 14% da população do país. Durante a atividade os idosos também receberam cestas básicas.

“Esse evento é mundial, e nós trouxemos uma semana com atividades voltadas para o corpo e a mente. Estamos trazendo ações para manter a saúde física e mental dos nossos idosos, nesse momento tão difícil. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias e o Governo do Estado, oferecendo as cestas básicas que também dão qualidade de vida”, destaca Libbya Cantanhêde , coordenadora dos CCIs.

“Nós estamos trabalhando uma recreação com os idosos, onde eles possam se encontrar e aos poucos irem retomando à rotina. Todos os dias eles irão participar de um piquenique, como forma de socializar com os demais. Os encontros vão acontecer no Balneário Veneza e todos os assistidos nos CCIs, podem fazer parte”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Palavras chaves: , ,