A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, seguindo Decreto Municipal de nº 372, que dispõe sobre a volta às aulas presenciais e continuidade de aulas remotas, iniciou atividades de acolhimento com os profissionais da educação nesta terça-feira (5). As escolas do 5º ao 9º ano e as etapas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), I, II e III já estão programando a retomada dos alunos.

Neste primeiro momento as escolas estão realizando palestras de acolhimento, sendo que cada escola escolhe a maneira mais adequada. Na U.I.M Paulo Freire promoveu o retorno das atividades através de uma palestra com o psicólogo, Luís Fernando, abordando os tópicos sobre a saúde mental dos profissionais da educação.

O acolhimento e a motivação desses profissionais, fazem parte do Plano de Retorno Gradual das Aulas Presenciais na Rede Municipal de Ensino de Caxias, em consonância com o Programa  Municipal Agenda Escolar, que tem por finalidade orientar todas as escolas sobre os cuidados a serem tomados nesse momento de pandemia.

“A palestra realizada aqui para os professores foi muito importante, pois de fato é um momento de acolhimento, por que o professor passou por uma grande mudança, e este passou a desenvolver novas estratégias, descobrir como funcionava os aplicativos, dessa maneira se aprende uma nova forma de ensinar e lidar também com os problemas de casa. Foi uma mistura de sentimentos, e esse acolhimento com a presença de um profissional qualificado é muito importante”, destaca Zilmara Almada, professora.

O professor de educação física, Márcio Silva, frisou sobre a importância dos temas abordados. “É muito importante o acolhimento, pois a dificuldade foi e continua sendo grande, fomos muito abalados mentalmente, essa pandemia veio afetar muito o professor, e hoje aqui temos a oportunidade de voltarmos com a forma presencial, claro que com toda segurança possível requerida pela Secretaria de Educação”, destacou.

A coordenadora do Plantão Social da SEMECT, Valéria Almeida, destacou sobre o Plano Gradual de Volta às Aulas. “Nós estamos retornando após várias perdas ocasionadas pelo vírus da Covid-19, e esse momento de acolhimento vem acalantar o profissional de educação e confortá-lo. O retorno das aulas requer esse acolhimento humanizado, e para tanto a SEMECT, desde o início da pandemia, tem um Plano Gradual, que é elaborado visando orientar os professores e profissionais da escola, prevendo todos os cuidados necessários de higienização e combate à Covid-19, para que assim eles se sintam acolhidos no suporte pedagógico e social também”, frisou.

“Aqui na escola tivemos várias perdas e muitas dificuldades, essa palestra de acolhimento e saúde mental do professor é necessária para irmos mais à frente, superando perdas e mudando o rumo para melhor”, lembrou Emílio Rodrigues dos Santos coordenador pedagógico da UIM Paulo Freire.

A gestora Salete Sousa, da UIM Paulo Freire, ressaltou como a escola está lutando para superar as perdas por conta da pandemia. “Hoje nós estamos iniciando nossas atividades presenciais com a acolhida dos profissionais, e durante toda a semana iremos também receber os pais dos alunos para informa-los e orientá-los como será feito o retorno quanto aos protocolos de segurança. Esse acolhimento para nós é importante, pois tivemos várias perdas de profissionais importantes da escola, perdemos a nossa diretora Edileusa Carneiro e outros três professores, e isso abalou muito a todos os profissionais, para nós será um recomeço e um desafio para nós”, lembrou Salete Souza, gestora escolar.

“Esse retorno é desafiador, porque essa pandemia deixou várias sequelas e aqui abordamos o acolhimento nesse primeiro momento, na sequência a saúde mental do professor, e por fim, fizemos um momento de motivação, para que esse profissional possa se sentir melhor e capaz de voltar para sua rotina”, destacou Luís Fernando, psicólogo.

Palavras chaves: ,