Seguindo com as ações da Campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta quarta-feira (6), na Praça de Bíblia, a primeira Quarta Rosa. O evento tem como objetivo a promoção de saúde e conta com consultas com profissionais de diversas áreas, testes rápidos, rastreamento mamográfico e exame de prevenção ao câncer de colo do útero.

A secretária adjunta de Políticas para as Mulheres, Eliza Torres, falou sobre a ação Quarta Rosa. “Toda quarta-feira deste mês a ação será feita em uma praça. Onde terão consultas médicas, exames, rastreamento da mamografia e exame de prevenção ao câncer de colo de útero. Tudo isso nós prometemos na abertura e estamos iniciando hoje (6) nessa caravana nas praças de Caxias, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, fazendo isso para promover a saúde para as mulheres da cidade”, conta.

A médica, Elaine Lima, explicou sobre os serviços ofertados durante a ação. “A Prefeitura Municipal de Caxias organizou esse evento para atender a população feminina, para que a gente faça o rastreio de doenças como câncer de mama e o câncer do colo de útero. Nós sabemos que a mulher a partir dos 40 anos tem uma probabilidade maior de desenvolver essas doenças e quanto mais precoce diagnosticarmos e fizermos o tratamento oportuno, a chance é de 90 a 95% de cura desses problemas”, reforça.

Andreia Almeida, coordenadora de Saúde da Mulher, frisou o objetivo da Campanha Outubro Rosa e das atividades desenvolvidas na Quarta Rosa. “Nós estamos na Quarta Rosa que é destinada as mulheres caxienses, para promoção e prevenção na luta contra o câncer de mama, além de estarmos abordando outras patologias e vendo a mulher como um todo” disse.

Além dos serviços de saúde, a ação também contou com um espaço de empoderamento das mulheres com salão de beleza, música, feira e oficina de artesanato, corte e costura, atrações culturais e zumba.

A secretária de governo, Amanda Gentil, ressaltou a importância das atividades desenvolvidas para as mulheres durante a ação. “A Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, em parceria com as outras secretarias, tem feito um trabalho maravilhoso dentro do município. Todas as quartas-feiras iremos estar fazendo essa campanha para que possamos levar informações para as mulheres, trazer consultas médicas, fisioterapia, além dos estandes de artesanatos e que estarão vendendo produtos de mulheres de Caxias, além dos estandes de beleza. Isso mostra o compromisso que a Secretaria da Mulher está tendo com o Outubro Rosa, conscientizando as mulheres que podem vir a passar por um câncer. Trazendo a prevenção porque prevenir é vida”, frisou.

Márcia Mesquita, empresária, falou sobre a parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres durante a Campanha Outubro Rosa, “Aqui as mulheres estão sendo maquiadas com duas maquiadoras que a Márcia Cosméticos trouxe. Essa parceria já vem a algum tempo com a Secretaria da Mulher, a gente vem com o material e o profissional para poder dar essa oportunidade para as pessoas terem esse momento ímpar de elevar a autoestima” disse.

“A maquiagem deixa a mulher mais especial, elegante e estimula as mulheres a ficarem mais bonitas. Além disso, também é importante que as mulheres procurem a saúde, a beleza é que realizem atividades para que se sintam mais bonitas e empoderadas” destacou Antônia Venuto.

O músico Nonato Cruz, que foi convidado a participar da ação falou sobre a satisfação de fazer parte da campanha. “É uma satisfação imensa de ter sido convidado para esse evento como músico e como pessoa. Não deixa de ser também um momento de felicidade para elas de receber música ao vivo”.

A vereadora Cynthia Lucena também esteve presente na ação e parabenizou as secretarias pela organização da Campanha Outubro Rosa, “A Secretaria Municipal de Políticas para a Mulheres, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, estão de parabéns. Pela manhã participei de uma ação na Unidade Básica de Saúde da Baixinha e agora estou aqui prestigiando a Quarta Rosa, que acontece aqui na praça da Bíblia e no decorrer do mês em outras praças, só quem ganha são as mulheres” finalizou.

Palavras chaves: ,